O panorama do mês de outubro revela um aumento significativo nos níveis de precipitações. As anomalias nas chuvas e temperaturas, provocadas pelo fenômeno El Niño, provocou um impacto maior na região centro-norte do estado do Rio Grande do Sul, especialmente na região noroeste, onde algumas áreas registraram precipitações superiores a 300 mm. No entanto, na região central, as chuvas ficaram dentro do esperado de acordo com a média histórica para o mês de outubro. Por outro lado, na região sul do estado, as chuvas foram inferiores ao esperado.
Com relação às temperaturas, a região sul do país apresentou anomalias com temperaturas abaixo da média histórica, enquanto o restante do país apresentou anomalias positivas, ou seja, acima da média histórica. Sentelhas (2023) destaca que essa anomalia positiva é uma característica do fenômeno El Niño para essa época do ano.
Figura 1. Panorama mês de outubro – Chuva e Temperatura.

Conforme prognósticos climáticos, para a Região Noroeste do Rio Grande do Sul, são esperados volumes acumulados de chuva para os próximos 15 dias de 190 mm para Santa Rosa, 181 mm para São Luiz Gonzaga e 134 mm para Campo Novo. Na Região do Planalto, são esperados 297 mm para o município de Água Santa, 212 mm para Sarandi, 196 mm para Não-me-Toque e 203 mm para Ibirubá.
Para a Região Noroeste-Centro, são previstos 205 mm para Panambi, 153 mm para Cruz Alta, 156 mm para Tupanciretã e 200 mm para Júlio de Castilhos. Para Região Centro-Sul, são previstos 137 mm para São Sepé, 90 mm para Caçapava do Sul, 86 mm para Bagé e 100 mm para Arroio Grande.
Para os próximos três meses, os prognósticos climáticos indicam continuidade no regime de chuvas acima da média no estado do Rio Grande do Sul, com maior destaque para as regiões noroeste e oeste, onde são esperadas precipitações que podem exceder 200 a 300 mm a média histórica. Além disso, as projeções apontam para temperaturas também acima da média.
Figura 2. Prognóstico climático – Novembro, Dezembro e Janeiro.

Confira abaixo as projeções climáticas para próximos 15 dias para sua região de cultivo.