O prognostico dessa semana fala sobre a condição do El Niño, de acordo com o IRI Model, é bastante favorável a possibilidade de se manter nessa condição até o mês de março de 2024. Com probabilidades superiores a 95% de persistência até o mês de dezembro, parece altamente provável que o El Niño continua influenciando o clima durante todo o ano de 2023. No entanto, é importante notar que a tendência aponta para uma diminuição gradual da intensidade do El Niño no início de 2024. Sugerindo que, embora a manifestação deva persistir até março, ele pode começar a enfraquecer e eventualmente entrar em uma condição de neutralidade climática, o que pode trazer implicações significativas nos padrões climáticos, alterando as condições meteorológicas e climáticas.
Nos últimos dias foi observado um grande volume de chuvas no Estado do Rio Grande do Sul, o El Niño traz um volume excessivo de chuvas, e eventos como observados nos últimos dias, tendem a ser mais frequentes nos próximos meses. As projeções climáticas do INMET indicam um volume elevado de precipitações total previstas nos próximos meses, com um total estimado de 300 mm no Sul do Estado, podendo chegar a volumes de 800-900 mm na Região Norte. Essas projeções também confirmam a presença de anomalias positivas, que sugerem volumes de chuva entre 100-200 mm acima da média histórica.
Figura 1. Projeção climática de chuva.

Com relação a temperatura média do ar, as projeções indicam uma tendência de temperaturas mais baixas, variando de 20°C no Noroeste para temperaturas um pouco menores, chegando a 12° C no extremo Leste da Serra Gaúcha. E ao que tudo indica, as temperaturas nos próximos meses deverão se manter dentro do esperado para o período, seguindo uma faixa de valores considerados dentro da normalidade para a região.
Figura 2. Projeção climática de temperatura.

Com relação aos prognósticos de chuva do Climatempo para os próximos 15 dias, nas principais regiões produtoras do Estado, estão previstos para a Região Noroeste 195 mm em São Luiz Gonzaga, 49 mm para Santa Rosa e 198 mm para Campo Novo. Para a Região do Planalto, são previstos 158 mm para Água Santa, 152 mm para Sarandi, 159 mm para Não-me-Toque e 160 mm para Ibirubá.
Na região Noroeste-Centro, estão previstos 152 mm para Panambi, 222 mm para Cruz Alta, 276 mm para Tupanciretã e 289 mm para Júlio de Castilhos. Já para a Região Centro-Sul estão previstos 267 mm para São Sepé, 167 mm para Caçapava do Sul, 201 mm para Bagé e 207 mm para Arroio Grande.
Confira, no vídeo a seguir, os prognósticos climáticos e a previsão do tempo para os próximos 15 dias nas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul.