O clima é um dos principais fatores responsáveis por interferir no crescimento e desenvolvimento vegetal, impactando a produtividade das culturas agrícolas. Além da variação climática ao longo das estações, fenômenos climatológicos acentuam determinados comportamentos climáticos, como é o caso dos fenômenos ENSO, (La Niña e El Niño), que alteram o regime de chuvas nas regiões Sul do Brasil.

Para a safra 2024/2025, os prognósticos climáticos já vinham prevendo desde o início do ano, uma tendencia da ocorrência do La Niña. Com previsões mais recentes, esse prognóstico vem se confirmando, com grande probabilidade da ocorrência do La Niña, a partir de Outubro, com probabilidade de ocorrência superior a 80% durante o trimestre Outubro/Novembro/Dezembro (figura 1).


undefined

Figura 1. Probabilidade de ocorrência dos fenômenos ENSO. Projeções de Setembro de 2024.
Fonte: IRI (2024)

Mesmo com as probabilidades indicando grande chance de ocorrência do La Niña, o esperado é que esse fenômeno apresente curta duração e baixa intensidade.

Vale lembrar, que mesmo que a La Niña esperada seja de baixa intensidade, dependendo da cultivar, a soja pode evapotranspirar até 8 mm dia-1 durante o período reprodutivo. Nesse sentido, adotar estratégias que permitam mitigar os efeitos do déficit hídrico é importante para prevenir perdas acentuadas de produtividade, especialmente na região Sul do Brasil, onde o acumulado de chuvas tende a ser reduzido sob influência do La Niña.


Veja mais: Bacillus aryabhattai – Uma ferramenta promissora em anos de seca


Com relação as chuvas, as previsões indicam um acumulado dentro da média, a um pouco superior para o restante de Setembro. Durante o mês de Outubro, as previsões indicam anomalias acima da média para a maioria das regiões do RS, indicando chuvas acima da média. Para Novembro, embora as previsões apresentem menor assertividade, espera-se um cenário mais diferente entre regiões, com chuvas abaixo média para o Sul do RS, região Centro-Leste com médias mais próximas a neutralidade e a região Oeste com chuvas acima da média.

Figura 2. Projeções climáticas mensais – Chuvas.
Fonte: INMET, apud. RTC
Confira abaixo as atualizações climáticas em mais um Clima Cast RTC.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.