InícioDestaqueColheita da safra 22/23 de soja alcança 48% da área no Paraná

Colheita da safra 22/23 de soja alcança 48% da área no Paraná

CONDIÇÕES DE TEMPO E CULTIVO

07 A 13 DE MARÇO DE 2023

As chuvas, de forma geral, seguem atuando por todo o Estado, em alguns casos acompanhadas de trovoadas. As temperaturas mantiveram-se elevadas, com sensação de abafamento em muitos municípios.

Na sequência, destacamos as condições nas diferentes regiões do Paraná, segundo os técnicos dos Núcleos Regionais SEAB/DERAL.

  • NORTE E CENTRO-OESTE

A colheita de soja está ocorrendo durante os intervalos entre as chuvas e continua atrasada em relação ao ano passado. Apesar de algumas avarias causadas pela umidade, o produto está com boa qualidade, e o rendimento é compensatório.

O milho 1ª safra segue em maturação, há poucas áreas colhidas, pois estão sendo priorizados os trabalhos na soja, mas a produtividade está dentro da estimativa inicial.

O plantio do milho 2ª safra está atrasado, também devido ao atraso na colheita da soja. Em alguns municípios, os produtores estão fazendo o plantio mesmo fora do zoneamento, pois já haviam feito suas compras de insumos. Porém, especialmente devido à restrição de cobertura das seguradoras, alguns produtores devem efetuar o plantio de trigo como alternativa.

  • NOROESTE

Devido ao excesso de precipitação ocorrida em fevereiro, os produtores de soja enfrentaram certa dificuldade para realizar a colheita, porém nos últimos dias as atividades estão sendo intensificadas. As áreas colhidas estão apresentando um bom rendimento médio por hectare, com boas expectativas de produção para esta safra, apesar da preocupação com o alto teor de umidade dos grãos. Além disso, algumas áreas dessecadas foram prejudicadas, pois ficaram expostas à chuva por muitos dias.

A colheita do milho 1ª safra está prevista para ser finalizada nos próximos dias.

A semeadura do milho 2ª safra está lenta devido às condições climáticas das últimas semanas, mas as áreas plantadas estão apresentando boa germinação e desenvolvimento vegetativo.

  • SUL

Com a melhoria parcial do tempo, as atividades agrícolas transcorreram de maneira mais satisfatória. A colheita de milho segue em andamento, encaminhando-se para o seu final, enquanto a colheita de soja deverá se intensificar nos próximos dias. Apesar da alta umidade, alguns municípios registram produtividades recordes. O fluxo de produção tem gerado filas de caminhões em vários postos de recebimento de grãos.

Os produtores de soja estão preocupados com a ferrugem, uma vez que o controle está difícil devido às chuvas frequentes e alta umidade do solo. Alguns produtores já estão na quinta aplicação de fungicidas, e pode haver queda na produtividade das áreas plantadas mais tarde, especialmente na segunda safra de soja. A colheita do feijão da primeira safra está sendo finalizada, com boas expectativas de produtividade.

Ainda restam áreas a serem plantadas com as culturas de segunda safra – milho e feijão – e alguns municípios podem ter queda nas áreas destinadas a essas lavouras. Nas áreas já semeadas, também estão sendo realizados os controles de pragas e doenças.

  • OESTE E SUDOESTE

O ritmo de colheita da soja ainda está lento na região, pois os produtores estão aproveitando as brechas do clima para realizar a colheita. À medida que a colheita avança, as produtividades têm surpreendido, superando as expectativas em muitos casos. No entanto, o alto teor de umidade tem sido um inconveniente.

Para concluir a colheita do milho, os produtores estão aguardando uma melhora nas condições de umidade. A segunda safra está praticamente concluída, com exceção de algumas áreas onde a colheita da soja ainda está em andamento antes de plantar o milho e o feijão. Provavelmente, haverá lavouras de milho plantadas fora do zoneamento.

Acesse o relatório completo, clicando aqui.

Fonte: Deral



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares