Houve a retomada da colheita das lavouras maduras a partir do dia 11/06, e o índice de colheita alcançou 97% da área cultivada. Contudo, o produto colhido apresentou umidade acima do ideal. As lavouras implantadas em final de janeiro apresentaram maior proporção de grãos avariados e ardidos. Prosseguiram a adesão de produtores e a realização de reserva de sementes de milho no programa Troca-Troca do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, articulados pelo STR e pelas prefeituras. Algumas cultivares já estão esgotadas.

Na regional da Emater/RS Ascar de Bagé, a colheita na Campanha apresentou pequeno avanço, condicionado pela sequência de dias nublados e pela alta umidade relativa do ar. Os produtores aguardam redução da umidade dos grãos, porém, em função do longo período em que as plantas estão a campo após a maturação, aumenta a incidência de fungos na espiga. Alguns produtores buscaram serviços terceirizados de colheita, pois poucos

possuem plataformas específicas para o milho, e a colheita com plataformas de soja adaptadas resulta em grandes perdas, com necessidade de repasse manual. Na de Erechim, a colheita está finalizada. Os produtores iniciaram o processo de planejamento da próxima safra e apontam elevação de 60% no custo de produção, com estimativa de 6,5 a 7,0 mil reais por hectare, dispendidos entre sementes, insumos e mãode-obra. Na de Soledade, apesar da melhoria do tempo no final de semana, a colheita do milho continuou suspensa pelo excesso de umidade nos grãos.

A ocorrência de baixas temperaturas e de tempo firme favoreceu a sanidade das espigas. Na regional de Santa Rosa, restam 6% para ser colhido. A ocorrência de temperaturas negativas mudou o destino de parte das lavouras de safrinha, que inicialmente foram cultivadas para a produção de grãos, mas, no momento, estão sendo cortadas para a confecção de silagem de planta inteira.

Comercialização (saca de 60 quilos)

Conforme o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço da saca de milho teve redução de -0,40, de R$ 84,11 para R$ 83,77.

Fonte: Emater/RS



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.