No cultivo da soja, inúmeras doenças podem prejudicar o desenvolvimento da cultura, diminuindo sua produtividade ou até mesmo causando a morte da planta, como é o caso da Macrophomina phaseolina.
Mas você sabe como a doença causa a morte das plantas?
O pesquisador Marcelo Madalosso explica que a ocorrência da Macrophomina é dada em decorrencia da presença de microesclerócios presentes no solo, os quais são atraídos pelos exudatos liberados no processo de germinação das sementes e formação de plântulas. Madalosso destaca que num primeiro momento é possível que não ocorram sintomas de infecção, contudo a medida que a planta cresce e se desenvolve, os sintomas da infecção se agravam causado danos severos a planta.
O pesquisador salienta que o ataque da Macrophomina causa obstruções no xilema da planta, de forma moderada nos estádios iniciais do seu desenvolvimento, mas que se intensificam com o crescimento da planta, estresse hídrico e aumento da temperatura, causado o “entupimento” do xilema, ou seja, uma obstrução que impede a passagem de água para as partes superiores da planta. Com isso, causando a morte da parte aérea semelhante a morte por déficit hídrico (figura 1).
Figura 1. Plantas de soja com sintomas de infecção por Macrophomina phaseolina.
Quando arrancada a planta do solo, é possível observar a presença de microesclerócios nas raízes (figura 2).
Figura 2. Microesclerócios de Macrophomina phaseolina.
Ficou curioso? Quer saber mais? Confira o vídeo do Marcelo Madalosso abaixo.
Inscreva-se no canal Marcelo Gripa Madalosso – Madalosso Pesquisas
Referências:
MCKENZIE, E. MACROPHOMINA PHASEOLINA. 2013. Disponível em: http://www.padil.gov.au/maf-border/pest/main/143036/51126, acesso em: 07/04/2020.
Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo.
Foto de capa: Foto: MCKENZIE, E. (2013).
Boa tarde professor Marcelo
Mas o que fazer para combater ou evitar a macrophomina ?