InícioDestaqueComo garantir alta produtividade no agronegócio brasileiro? A construção do perfil do...

Como garantir alta produtividade no agronegócio brasileiro? A construção do perfil do solo

Autor: TMF Fertilizantes Inteligentes

A primeira ferramenta para o produtor iniciar o investimento em sua propriedade pensando na melhora da fertilidade do solo e construção do perfil é a análise do solo fracionada. Após esta prática, é fundamental termos a correta leitura e recomendação por um engenheiro agrônomo, evidenciando assim a leitura das camadas do solo e suas particularidades.

As práticas mais comuns hoje no mercado para uma construção da fertilidade em profundidade são a Calagem e Gessagem. Outra ferramenta apresentadas ao mercado é a escarificação ou revolvimento do solo, em todas elas, o custo operacional é alto, essas práticas demandam de um longo tempo para se alcançar uma fertilidade desejada pensando em uma profundidade de 20 a 40cm.

Um solo fértil é um solo com grande capacidade de fornecer nutrientes para a planta. Em geral, os solos brasileiros são pobres em nutrientes e ácidos (70% dos solos cultivados tem limitação séria de fertilidade), sendo, portanto, geralmente necessário à aplicação de corretivos e fertilizantes, tomando o cuidado para que sejam aplicados na dosagem correta.

Para alcançar o máximo de fertilidade é preciso conhecer o solo da propriedade, peculiaridades e características para que o manejo seja muito bem feito e que os resultados na lavoura sejam fantásticos. Os resultados da agricultura no século XXI estão
intimamente relacionados a diversos fatores para que os índices de produção das culturas sejam sempre altos. Um deles é a fertilidade do solo.

Mesmo com estes ganhos em alta escala, o nosso solo é o principal limitador para o crescimento da produtividades, ainda que tenhamos os materiais genéticos com as melhores tecnologias, controle sanitário com grupos de agroquímicos completo. O produtor paga por uma tecnologia sem, contudo, explorá-la em toda a sua potencialidade, uma vez que a baixa fertilidade e a falta de equilíbrio do solo impedem isso.

Confira o E-book completo aqui


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares