InícioDestaqueComo ocorre a germinação da soja?

Como ocorre a germinação da soja?

Pelo menos três fatores são necessários para que ocorre a germinação das sementes, sendo eles: água, oxigênio e temperaturas adequadas. Para a cultura da soja, a faixa ótima de temperaturas do solo para a germinação da soja varia entre 20 ºC a 30 ºC, além disso, a semente necessita absorver, no mínimo, 50% de seu peso em água para assegurar uma boa germinação (Farias; Neumaier; Nepomuceno, 2009).

Para que ocorra germinação rápida e emergência uniforme, a temperatura média ótima do solo, a 5 cm de profundidade, deve estar ao redor de 25 ºC. Semeaduras com temperaturas de solo menores do que 20 ºC podem prejudicar a germinação e a emergência das plântulas (Neumaier et al., 2020). O ideal é que as sementes de soja sejam posicionadas em profundidades variando entre 3cm a 5cm (Balbinot Junior et al., 2020).

O que acontece na germinação das sementes?

A germinação das sementes é dividida em três etapas (figura 1). A primeira fase (Fase I), é conhecida como embebição. Nessa etapa, a semente absorve a água e o oxigênio necessário para a germinação.

Essa absorção de água e oxigênio depende do potencial hídrico da semente. Segundo Paulilo; Viana; Randi (2015), na Fase I, o potencial matricial é muito negativo, e o potencial hídrico da semente está ao redor de -100 Mpa. A absorção da água independe de a semente ser viável ou não, dormente ou não, caso não haja restrição à entrada de água pelo tegumento da semente (Figura 1 – Fase I).


undefined


Na Fase II, a embebição está completa. Nessa fase, eventos metabólicos preparam a emergência da radícula das sementes. Vale destacar que a desidratação das sementes nessa fase resulta na perda da viabilidade do processo de germinação.

Por fim, na Fase III, ocorre alongamento de radícula pelo aumento da absorção de água devido à redução do potencial osmótico das células da radícula. Isso acontece, pois começa a ocorrer hidrólise de substâncias de reserva, gerando micromoléculas solúveis, que atraem água por osmose. Esse evento é considerado como pós-germinativo (Paulilo; Viana; Randi., 2015).

Figura 1. Curva de absorção de água e oxigênio e principais eventos celulares durante a embebição.
Fonte: Paulilo; Viana; Randi (2015)

Em suma, pode-se dizer que a germinação inicia com a absorção de água pelas sementes, processo conhecido como embebição e finaliza com o início do alongamento do eixo embrionário, geralmente radícula (Paulilo; Viana; Randi., 2015). Além disso, água, oxigênio e temperatura são elementos necessários para que ocorra a germinação e para a ativação do metabolismo celular, sendo esses, fatores limitantes para a germinação das sementes.


Veja mais: Vigor de sementes e produtividade da soja – o TS em sementes de baixo vigor “resolve o problema”?



Referências:

BALBINOT JUNIOR, A. A. et al. INSTAÇÃO DA LAVOURA. Tecnologias de Produção de Soja, cap. 4, Embrapa Soja, Sistemas de Produção, n. 17, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/223209/1/SP-17-2020-online-1.pdf > acesso em: 06/06/2024.

FARIAS, J. R. B.; NEUMAIER, N.; NEPOMUCENO, A. L. Agrometeorologia dos Cultivos: O fator meteorológico na produção agrícola: Soja. INMET, 2009. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1355291/37056285/Bases+climatol%C3%B3gicas_G.R.CUNHA_Livro_Agrometeorologia+dos+cultivos.pdf/13d616f5-cbd1-7261-b157-351eaa31188d?version=1.0 >, acesso em: 06/06/2024.

NEUMAIER, N. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA. Tecnologias de Produção de Soja, cap. 2, Embrapa, Soja, Sistemas de Produção, n. 17, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/223209/1/SP-17-2020-online-1.pdf >, acesso em: 06/06/2024.

PAULILO, M. T. S.; VIANA, A. M.; RANDI, A. M. FISIOLOGIA VEGETAL. Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. Disponível em: < https://antigo.uab.ufsc.br/biologia//files/2020/08/Fisiologia-Vegetal.pdf >, acesso em: 06/06/2024.

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares