A boa nutrição é fundamental para a obtenção de altas produtividades de soja, entretanto, nem sempre o elevado aporte nutricional é suficiente para garantir boas produtividades, uma vez que a absorção de nutrientes pelas plantas pode estar condicionada a fatores como pH do solo, entre outros.
Embora seja conhecida a influência do pH na disponibilidade dos nutrientes no solo, outros fatores podem exercer influência direta e indireta sobre a absorção de nutrientes pela soja, impactando a produtividade final da cultura.
Um desses fatores é a densidade do solo, mais especificamente a elevada densidade (compactação). Frequentemente associada ao impedimento físico e a restrição do crescimento do sistema radicular das plantas, conforme observado por Beulter & Centurion (2004), a compactação do solo pode interferir diretamente na produtividade da soja.
Figura 1. Produtividade da soja em função da compactação do solo (resistência do solo à penetração).
Como efeito da compactação do solo, tem-se a redução do volume de raízes (figura 2), limitando consequentemente o volume de solo explorado e prejudicando a absorção de água e nutrientes do solo.
Figura 2. Correlação entre o volume de raízes de soja (cm cm-3) e a resistência do solo à penetração (MPa), na profundidade de 5 – 15 cm no sistema de plantio direto compactado para as cultivares Embrapa – 4 ( ∆ ) e BR-16 ( ● ).
A redução do volume de raízes pode limiar a absorção de água e nutrientes, reduzindo a produtividade da cultura, além de refletir em menor tolerância das plantas a períodos de déficit hídrico. Conforme demonstrado por Floss (2022), a densidade aparente do solo apresenta relação direta com a absorção de nutrientes pelas plantas de soja (tabela 1), sendo possível observar redução de mais de 50% da absorção de nitrogênio em solos com maior densidade aparente. Tendo em vista o oneroso custo dos fertilizantes e o requerimento nutricional da soja, adotar um adequado manejo físico do solo é tão importante quando o manejo químico e da fertilidade.
Tabela 1. Efeito da compactação do solo sobre a absorção de nutrientes pela cultura da soja.
Dessa forma, para aumentar a eficiência de absorção dos fertilizantes e reduzir as perdas produtivas, é necessário atentar não só para o volume de fertilizantes e pH do solo, mas também, para sua qualidade física, em especial, a compactação do solo. Esse e outros temas são abordados por professores e pesquisadores referencias no assunto, na Imersão em Soja: Custos, Produtividade e Lucratividade, que a Equipe Mais Soja preparou para você.
Não perca essa oportunidade em aumentar a produtividade da sua lavora, sua lucratividade e reduzir os custos de produção. Clique aqui e garanta sua vaga.
Referências:
BEULTER, A. N.; CENTURION, J. F. COMPACTAÇÃO DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO RADICULAR E NA PRODUTIVIDADE DA SOJA. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.39, n.6, p.581-588, jun. 2004. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pab/v39n6/v39n6a10.pdf >, acesso em: 14/06/2022.
CARDOSO, E. G. et al. SISTEMA RADICULAR DA SOJA EM FUNÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO NO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.41, n.3, p.493-501, mar. 2006. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pab/v41n3/29122.pdf >, acesso em: 14/06/2022.
FLOSS, E. L. MAXIMIZANDO O RENDIMENTO DA SOJA “ECOFISIOLOGIA, NUTRIÇÃO E MANEJO”. Passo Fundo, Passografic, ed. 2, 2022.
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)