A boa nutrição é fundamental para a obtenção de altas produtividades de soja, entretanto, nem sempre o elevado aporte nutricional é suficiente para garantir boas produtividades, uma vez que a absorção de nutrientes pelas plantas pode estar condicionada a fatores como pH do solo, entre outros.

Embora seja conhecida a influência do pH na disponibilidade dos nutrientes no solo, outros fatores podem exercer influência direta e indireta sobre a absorção de nutrientes pela soja, impactando a produtividade final da cultura.

Um desses fatores é a densidade do solo, mais especificamente a elevada densidade (compactação). Frequentemente associada ao impedimento físico e a restrição do crescimento do sistema radicular das plantas, conforme observado por Beulter & Centurion (2004), a compactação do solo pode interferir diretamente na produtividade da soja.

Figura 1. Produtividade da soja em função da compactação do solo (resistência do solo à penetração).

Fonte: Beulter & Centurion (2004)

Como efeito da compactação do solo, tem-se a redução do volume de raízes (figura 2), limitando consequentemente o volume de solo explorado e prejudicando a absorção de água e nutrientes do solo.



Figura 2. Correlação entre o volume de raízes de soja (cm cm-3) e a resistência do solo à penetração (MPa), na profundidade de 5 – 15 cm no sistema de plantio direto compactado para as cultivares Embrapa – 4 ( ∆ ) e BR-16 ( ● ).

Adaptado: Cardoso et al. (2006)

A redução do volume de raízes pode limiar a absorção de água e nutrientes, reduzindo a produtividade da cultura, além de refletir em menor tolerância das plantas a períodos de déficit hídrico. Conforme demonstrado por Floss (2022), a densidade aparente do solo apresenta relação direta com a absorção de nutrientes pelas plantas de soja (tabela 1), sendo possível observar redução de mais de 50% da absorção de nitrogênio em solos com maior densidade aparente. Tendo em vista o oneroso custo dos fertilizantes e o requerimento nutricional da soja, adotar um adequado manejo físico do solo é tão importante quando o manejo químico e da fertilidade.

Tabela 1. Efeito da compactação do solo sobre a absorção de nutrientes pela cultura da soja.

*Porcentagens relativas, entre parênteses Adaptado: Rosolem et al. (1994), citado por Floss (2022)

Dessa forma, para aumentar a eficiência de absorção dos fertilizantes e reduzir as perdas produtivas, é necessário atentar não só para o volume de fertilizantes e pH do solo, mas também, para sua qualidade física, em especial, a compactação do solo. Esse e outros temas são abordados por professores e pesquisadores referencias no assunto, na Imersão em Soja: Custos, Produtividade e Lucratividade, que a Equipe Mais Soja preparou para você.

Não perca essa oportunidade em aumentar a produtividade da sua lavora, sua lucratividade e reduzir os custos de produção. Clique aqui e garanta sua vaga.

Referências:

BEULTER, A. N.; CENTURION, J. F. COMPACTAÇÃO DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO RADICULAR E NA PRODUTIVIDADE DA SOJA. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.39, n.6, p.581-588, jun. 2004. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pab/v39n6/v39n6a10.pdf >, acesso em: 14/06/2022.

CARDOSO, E. G. et al. SISTEMA RADICULAR DA SOJA EM FUNÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO NO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.41, n.3, p.493-501, mar. 2006. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pab/v41n3/29122.pdf >, acesso em: 14/06/2022.

FLOSS, E. L. MAXIMIZANDO O RENDIMENTO DA SOJA “ECOFISIOLOGIA, NUTRIÇÃO E MANEJO”. Passo Fundo, Passografic, ed. 2, 2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.