InícioDestaqueConab divulga relatório sobre condição das lavouras de soja

Conab divulga relatório sobre condição das lavouras de soja

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o seu relatório de acompanhamento das lavouras de soja do país em janeiro. Segundo a entidade, as chuvas estão favorecendo as culturas de verão. Veja abaixo o comentário sobre cada estado.

“Na primeira quinzena de janeiro de 2021 houve chuvas em praticamente todas as regiões em produção do País, favorecendo os cultivos de verão que estão majoritariamente em floração e enchimento de grãos.”

Mato Grosso

“A colheita foi iniciada, ainda que de forma pontual, com a execução das operações em algumas lavouras irrigadas de ciclo precoce. De forma geral, a cultura tem demonstrado bom desenvolvimento e apresentado boas condições fitossanitárias. A maior parte das lavouras está em fase de enchimento de grãos.”

Mato Grosso do Sul

“As lavouras apresentaram boa recuperação (após um período de estresse hídrico no início do ciclo) depois da retomada das chuvas, especialmente no centro-sul do estado. A umidade disponível no solo está mais adequada ao monitoramento das lavouras 24h e isso tem favorecido o desenvolvimento da cultura. Atualmente, as lavouras estão, majoritariamente, em enchimento de grãos.”

Goiás

“Grande parte das lavouras está na fase de enchimento de grãos. Até o momento, apresentam boas condições de desenvolvimento.”

Minas Gerais

“As condições climáticas estão favoráveis ao desenvolvimento da cultura e isso tem propiciado lavouras em boas condições. Atualmente, a maior parte delas está em fase de floração.”

São Paulo

“A colheita da soja começou, mesmo que de maneira incipiente, alcançando pequenas áreas no leste do estado. De forma geral, as condições atuais são consideradas favoráveis e as lavouras estão apresentando bom desenvolvimento.”

Paraná

“As condições climáticas registradas em 2021 têm sido mais favoráveis, se comparadas àquelas verificadas no início do ciclo. As chuvas estão mais constantes e as temperaturas mais amenas, propiciando bom desenvolvimento da soja.”

Santa Catarina

“As chuvas estão ocorrendo em níveis satisfatórios e há maior acúmulo de umidade nos solos, de modo geral. Isso beneficia a cultura, especialmente as lavouras que estão em fases mais críticas do ciclo, com maior demanda hídrica.”

Rio Grande do Sul

“A semeadura está finalizada e se beneficiou das melhores condições climáticas, especialmente no quesito pluviométrico. Atualmente, a maioria das lavouras está em fase de desenvolvimento vegetativo.”

Maranhão

“Na região sul maranhense, o plantio já foi finalizado. Nas demais regiões produtoras, a semeadura prossegue, porém, dentro do cronograma esperado, visto que o estado tem uma semeadura mais tardia em comparação ao centro-sul do País. As lavouras, até o momento, estão em boas condições.”

Tocantins

“A semeadura está encerrada, com lavouras apresentando bom desenvolvimento, até o momento.”

Bahia

“O plantio está finalizado e as lavouras têm apresentado bom desenvolvimento. Atualmente, a maior parte da cultura está em fase de enchimento de grãos.”

Fonte: Conab, disponível no Portal da SNA

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares