InícioDestaqueConflitos Históricos: Os desdobramentos da guerra e os impactos na agricultura

Conflitos Históricos: Os desdobramentos da guerra e os impactos na agricultura

As tensões geopolíticas entre Rússia e Ucrânia tem influenciado as importações de fertilizantes, trazendo insegurança para o cenário agrícola brasileiro. Atualmente a Rússia é considerada uma grande fornecedora global de fertilizantes, exportando adubos não só para o Brasil, mas para diversos países com produção agrícola.

A Rússia é responsável por cerca de 20% da produção global de fertilizantes potássicos e é origem de 28% das nossas importações. Já para os nitrogenados, o país é o segundo maior produtor global. Como fornecedor para o Brasil a Rússia participa com 21% dos nitrogenados e, no caso específico do nitrato de amônio, o país é praticamente o único fornecedor para o Brasil (Conab, 2022).

O nitrato de amônio é um dos principais fertilizantes nitrogenados simples utilizados na produção de fertilizantes mistos e na agricultura, e a interrupção tanto desse fertilizante quando dos demais oriundos da Rússia pode resultar em grandes impactos para a agricultura brasileira.

Figura 1 – Esquema explicativo sobre a produção de fertilizantes.

Fonte: ANDA, apud. Conab (2022)

Esses e outros assuntos, bem como os desdobramentos da guerra e os impactos da atual na agricultura serão abordados hoje, 10 de março de 2022, as 20h nas mídias sociais do Mais Soja, pelo Escritor e Historiador Rodrigo Trespach e pelo Prof. Dr. Thomas Martin.

Clique aqui e confira!!!

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares