Chamados de inimigos ocultos e considerados pragas de difícil controle em virtude do local de ocorrência e difícil identificação, os nematoides fitopatogênicos são pragas cada vez mais frequentes em lavouras de soja, e que possuem capacidade de reduzir significativamente a produtividade da soja. Uma das espécies mais comuns é o Pratylenchus brachyurus, popularmente conhecido como nematoide das lesões radiculares.
Segundo Coelho; Martins; Miranda (2021), a praga tem causado danos econômicos significativos na cultura da soja, especialmente na região Centro-Oeste, com perdas de produtividade de até 50%. Com isso em vista, o controle do nematoide das lesões radiculares é essencial para reduzir perdas produtivas em áreas infestadas pela praga.
Contudo, por se tratar de uma praga de solo, o controle químico nem sempre é eficaz, uma vez que existe certa dificuldade dos defensivos químicos em atingir o alvo. Sendo assim, para um controle eficiente de nematoides deve-se integrar práticas alternativas em conjunto ao controle químico, tais como o controle cultural, o uso de cultivares com resistência genética e o controle biológico.
Atualmente, existem poucos produtos biológicos registrados junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para o controle biológico de nematoides, restringindo-se basicamente a alguns fungos e bactérias. Dentre os fungos mais utilizados com esse intuito, podemos destacar o Bacillus spp., o Trichoderma spp., e o Paecilomyces lilacinus.
Em estudo científico, Coelho; Martins; Miranda (2021) avaliaram o controle biológico do nematoide Pratylenchus brachyurus na cultura da soja, utilizando diferentes produtos biológicos, contendo os fungos citados anteriormente. Os produtos avaliados pelos autores foram: T1 – testemunha (sem tratamento); T2 – Presence® (Bacillus subtilis linhagem QST 713, 1,0 x 1011 UFC/g e Bacillus licheniformis linhagem FMCH001, 1,0 x 1011 UFC/g); T3 – Votivo Prime® (Bacillus firmus cepa I-1582, 4,8 x 109 UFC/g); T4 – Ecotrich® (Trichoderma harzianum Isolado IBLF 006, 1×1010 UFC/g) e T5 – Nemat® (Paecilomyces lilacinus Isolado UEL Pae, 10 7,5 x 109 UFC/g) (Coelho; Martins; Miranda, 2021).
Com base nos resultados observados pelos autores, ambos os produtos analisados apresentaram bons resultados, entretanto, para as variáveis analisadas, comprimento de raízes e número de nematoides, os autores não encontraram resultados que diferissem estatisticamente entre os tratamentos. Já para as variáveis altura de planta e severidade, Coelho; Martins; Miranda (2021) observaram diferença significativa, sendo que melhores resultados foram observados com o uso do produto Votivo Prime®, para ambas as variáveis.
Veja mais: Soja após Crotalária – aumento da produtividade e controle de nematoides
Tabela 1. – Comparação estatística das médias para comprimento de raiz (CR), tamanho de planta (TP), número de nematoides (NN) e severidade (SE) sob o uso de diferentes produtos biológicos.

Cabe destacar que os produtos avaliados pelos autores foram adicionados ao tratamento de sementes de soja, e que embora não tenha sido possível observar redução significativa do número de nematoides, os resultados demonstram a capacidade dos microrganismos analisados em reduzir a severidade dos danos ocasionados pelos nematoides das lesões radiculares, demonstrando a importante contribuição desses fungos para o manejo integrado do Pratylenchus brachyurus.
Confira o Trabalho completo de Coelho; Martins e Miranda (2021) clicando aqui!
Referências:
COELHO, T. N.; MARTINS, W. S.; MIRANDA, F. F. R. CONTROLE BIOLÓGICO NO MANEJO DE Pratylenchus brachyurus EM DIFERENTES TRATAMENTOS NA CULTURA DA SOJA. Journal of Biotechnology and Biodiversity, 2021. Disponível em: < https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/JBB/article/view/11470/19047 >, acesso em: 17/03/2022.
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)