Lagartas como a Helicoverpa armígera, a falsa-medideira (Pseudoplusia includens) e a Spodoptera frugiperda costumam causar sérios danos de produtividade às lavouras brasileiras de soja e de outras culturas. Dentro de suas variações e especificidades, no geral são pragas de difícil controle, que atacam em diferentes estruturas da planta, como folhas, flores, vagens e grãos.

A Cropchem acaba de trazer para o mercado nacional o primeiro genérico daquela que é considerada por especialistas uma das principais ferramentas de controle desse tipo de lagarta. Trigger 240 SC (Clorfenapir) é um inseticida e acaricida com ação de choque e residual de controle, cujo efeito translaminar faz com que até mesmo as lagartas na parte de baixo das folhas sejam atingidas.

Pelo seu modo de ação único, o produto é uma ótima opção para o manejo de resistência na rotação com produtos de grupos químicos e mecanismos de ação diferentes. Como é uma molécula recente e ainda pouco utilizada no país, também não há registros de resistência ao Clorfenapir – ao contrário de outros ingredientes ativos bastante difundidos no manejo dessas lagartas de difícil controle

– O Clorfenapir controla muito bem todas as lagartas, helicoverpa, falsa-medideira, spodopteras, entre outras. Estratégias de manejo de pragas dependem de vários fatores, mas eu diria que essa é uma carta na manga. É um inseticida que apresenta bom desempenho mesmo em infestações altíssimas – avalia a entomologista Lucia Vivan, responsável pelos testes do produto na Fundação MT, no Mato Grosso.

Trigger 240 SC é indicado para diferentes fases do cultivo e do desenvolvimento das pragas, mas sua aplicação é recomenda para quando houver a incidência das primeiras lagartas com mais de 1,5 cm por m². Produto de amplo espectro, possui registro para 18 culturas, entre elas soja, milho, algodão, citros e feijão, tendo eficiência comprovada também no controle de ácaros e tripes.

Estudos com o produto também foram realizados na Cotripal, no Rio Grande do Sul, na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA) e na Fundação ABC, ambas no Paraná.

A Cropchem

A Cropchem é uma empresa 100% brasileira que desenvolve e comercializa defensivos agrícolas genéricos. Com 20 anos de atuação e equipes de vendas espalhadas por todas as regiões do país, a empresa busca trazer o melhor da tecnologia global para atender as principais necessidades dos produtores nacionais.

O Trigger 240 SC é 28º produto no portfólio da Cropchem, que já é considerada a 5ª maior agroquímica nacional. A empresa também acaba de lançar o Bitrin 100 EC (Bifentrina), com foco no controle de sugadores, e recentemente obteve um registro inédito do Nicosulfuron para a pré-semeadura da soja, no produto Kyron 750 WG. Até o final deste ano, deve lançar ainda o inseticida Mosaico EC (Lufenuron + Profenofós), mais uma opção para o manejo de lagartas na soja.

Outras 70 formulações da Cropchem aguardam aprovação dos órgãos reguladores e pelo menos mais 30 devem ser protocoladas ao longo de 2021. Confira o portfólio completo em https://www.cropchem.com.br/.

Fonte: Assessoria de imprensa Cropchem

Foto de capa: Divulgação Cropchem

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.