TRIGO
*Eng. Agrônomo Carlos Hugo Godinho
A atualização de área e produção de trigo apresenta nova redução de safra, estimada neste mês em 3,38 milhões de toneladas. Esse volume é 15% inferior ao potencial que o Paraná tinha quando semeou a área de 1,19 milhão de hectares. Apesar de a perda ser relativamente pequena, há o agravante da baixa qualidade. Em um levantamento preliminar, estima–se que aproximadamente metade da safra se enquadre como tipo 1 (PH>78), bastante abaixo dos 2/3 classificados desta forma em 2021. Além disso, mesmo dentro dos lotes de maior peso do hectolitro há problemas em outros parâmetros, como a força de glúten (W), que acabam restringindo o uso desse cereal pelas moageiras.
Mesmo com os problemas citados, em todas as regiões há lotes de qualidade superior, colhidos antes do período chuvoso se estender até novembro. Acrescente–se a isso que todas as áreas semeadas no Norte do estado estavam colhidas antes de outubro, fazendo que essa região se destaque ante as demais em qualidade, apesar de ter as produtividades mais afetadas pela seca.
SOJA
*Economista Marcelo Garrido
A estimativa de safra referente ao mês de dezembro de 2022 divulgada pelo Deral aponta que os produtores paranaenses de soja encerraram o plantio da safra 2022/23. Deverão ser colhidas aproximadamente 21,4 milhões de toneladas de soja. O valor é levemente inferior ao divulgado no mês de novembro passado, porque alguns Núcleos Regionais fizeram reavaliações referentes às áreas plantadas. Com um clima irregular em algumas regiões paranaenses e ainda com um período considerável pela frente, o comportamento climático das próximas semanas será determinante para a definição da safra. O relatório também destaca que 90% das lavouras se encontra em condições boas e 9% em condições medianas.
MILHO
*Economista Marcelo Garrido
O Departamento de Economia Rural divulgou a primeira estimativa de área para a cultura de milho segunda safra 2022/23. Segundo o relatório elaborado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural, deverão ser semeados em torno de 2,64 milhões de hectares. O número é 3% inferior em comparação com a safra 2021/22. O atraso na colheita da soja é um dos fatores apontados pelos técnicos de campo como determinante para a redução da área plantada. A produção estimada para a safra é de 15,4 milhões de toneladas.
Fonte: Departamento de Economia Rural – Deral