R5 – semente com 3 mm de tamanho em um dos quatro nós superiores da haste principal com folha completamente desenvolvida.
Veja também: Desenvolvimento da cultura da soja: vagens completamente desenvolvidas (R4) x práticas de manejo
Figura 1: Planta de soja em estádio R5.

Plantas em R5 têm 75 a 110 cm de altura e encontram-se nos estádios V15 a V23. Esse período é caracterizado pelo rápido crescimento ou início do enchimento das sementes (Figuras 2 e 3) e redistribuição da matéria seca e nutrientes das partes vegetativas para as sementes em formação.
Figura 2. Rápido desenvolvimento de vagens e de sementes durante o estádio R5, com grãos de 3, 5, 7, 8, 10 e 11 mm de tamanho.

Figura 3: Vista lateral de vagens e sementes em desenvolvimento durante R5. Grãos com 5, 7, 8, 10 e 11 mm de tamanho.

No início de R5, o desenvolvimento reprodutivo apresenta desde flores quase abertas até vagens contendo sementes com 11 mm de comprimento. Entre os estádios R5 e R6, vários eventos acontecem quase ao mesmo tempo. Perto de R5.5 tem-se:
- A planta atinge seus máximos em altura, número de nós e área foliar;
- As altas taxas de fixação de nitrogênio atingem o seu auge e em seguida começam a diminuir rapidamente;
- As sementes iniciam um período de rápido e constante acúmulo de matéria seca e nutrientes.
Logo após R5.5 ocorre o máximo acúmulo de matéria seca e de nutrientes nas folhas, pecíolos e ramos, iniciando a seguir a sua redistribuição (translocação) dessas partes da planta para as sementes em desenvolvimento.
O período de rápida e constante acumulação de matéria seca na semente continua até logo após R6.5, no qual a semente está com aproximadamente 80% da sua matéria seca total.
O rendimento em grãos depende da taxa e da duração do tempo de acúmulo de matéria seca nas sementes. Entre os cultivares adaptados existem pequenas diferenças quanto à taxa de acúmulo de matéria seca, porém, com relação à duração de tempo de acúmulo de matéria seca nas sementes as diferenças são maiores. Estresses podem influenciar tanto a taxa como a duração do tempo de acúmulo de matéria seca nas sementes.
Práticas de manejo
A demanda por água e nutrientes é alta ao longo do período de enchimento das sementes. Durante todo esse período, as sementes adquirem aproximadamente metade do seu N, P e K através da redistribuição pelas partes vegetativas da planta, e aproximadamente metade pela absorção do solo e atividade do nódulo (no caso do N).
Esta redistribuição de nutrientes pelas partes vegetativas da planta ocorre de maneira independente da disponibilidade dos nutrientes no solo. As deficiências hídricas podem reduzir a disponibilidade dos nutrientes porque as raízes não podem absorvê-los e nem crescer nas camadas superficiais e mais secas do solo. Dessa forma, parte do P e do K deve ser colocada mais em profundidade, onde o solo estará úmido e os nutrientes disponíveis à planta.
Se ocorrer 100% de desfolha (devido a granizo, por exemplo) entre os estádios R5 e R5.5, o rendimento pode ser reduzido em aproximadamente 75%. Condições de estresse podem causar grandes reduções no rendimento se ocorrerem entre os estádios R5.5 e R6.
Reduções de rendimento nesse período acontecem principalmente devido ao menor número de vagens formadas por planta e ao menor número de sementes por vagem e, em menor grau, devido ao menor peso por semente.
Monitore insetos e doenças. Doenças no final do ciclo podem reduzir severamente a produtividade.
Veja também: Desenvolvimento da cultura da soja: vagens completamente desenvolvidas (R4) x práticas de manejo
Quer saber sobre os demais estádios de desenvolvimento da cultura? Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin) e fique por dentro dessa série que foi elaborada pensando em você!
Fonte das informações: IPNI.
Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.
Foto de capa: IPNI.