Primeiro trifólio se desenrola (completo desenvolvimento das folhas unifolioladas). A planta torna-se autossustentável assim que as folhas novas começam a realizar fotossíntese. A partir de então, novos nós surgirão a cada 3 a 5 dias até V5 (estádio do quinto nó estabelecido) e, após V5, a cada 2 a 3 dias até o último nó vegetativo.
Veja também: Desenvolvimento da cultura da soja: estádio de emergência (VE) x práticas de manejo
Figura 1: Soja em estádio V1.
A partir do VC, as subdivisões dos estádios vegetativos são numeradas sequencialmente (V1, V2, V3, V4, V5, V6, … Vn, onde Vn é o último nó, no topo da planta, com folha completamente desenvolvida).
Assim, uma plântula está em V1 quando as folhas unifolioladas (opostas, no primeiro nó foliar) estiverem completamente desenvolvidas, isto é, quando os bordos dos folíolos da primeira folha trifoliolada não mais se tocarem. Nesse estádio, a fotossíntese das folhas e a absorção de água e nutrientes pelas raízes da planta em desenvolvimento já são capazes de sustentá-la.
Dessa forma, nesse estádio a planta irá possuir um par de folhas unifolioladas (ou um nó).
Entre a abertura dos cotilédones (VC) e o quinto nó vegetativo formado (V5) uma nova folha se forma a cada 5 dias, e a partir do estádio V5, a cada 3 dias até logo após o início da granação das vagens (R5), quando o número máximo de nós vegetativos é atingido.
Veja também: Desenvolvimento da cultura da soja: estádio cotiledonar (VC) x práticas de manejo
Práticas de manejo
Monitorar plantas daninhas, insetos e doenças característicos do início do ciclo da cultura.
Quer saber sobre os demais estádios de desenvolvimento da cultura? Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, LinkedIn) e fique por dentro dessa série que foi elaborada pensando em você!
Fonte das informações: IPNI.
Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.
Como puedo acceder a los artículos