O estádio V3 caracteriza-se por apresentar a terceira folha com colar visível (estrutura encontrada na base da folha) e ponta arredondada.
Veja também: Desenvolvimento da cultura do milho: primeira folha (V1) x manejo
Figura 1. Planta de milho no estádio V3.
Todas as folhas e espigas que a planta eventualmente irá produzir estão sendo formadas no estádio V3. Pode-se dizer, portanto, que o estabelecimento do número máximo de grãos ou a definição da produção potencial estão sendo definidos nesse estádio (Figura 2). No estádio V5 (cinco folhas completamente desenvolvidas), tanto a iniciação das folhas como das espigas vai estar completa e a iniciação do pendão já pode ser vista microscopicamente na extremidade de formação do caule, logo abaixo da superfície do solo.
Figura 2: Fenologia do milho e definição dos potenciais da cultura.
A planta V3 dissecada (Figura 3) é mostrada com as folhas arranjadas alternadamente (de um lado e de outro) em sucessão, como elas aparecem naturalmente na planta intacta de milho. Observa-se na planta V3 dissecada que a extremidade apical (região de crescimento) ainda se encontra abaixo da superfície do solo e que ocorreu pouquíssima elongação do colmo. Os pelos radiculares estão crescendo a partir das raízes nodulares nesta época e o crescimento do sistema radicular seminal virtualmente cessou.
Figura 3. Planta V3 dissecada.
Todas as folhas e as inflorescências femininas (espigas potenciais) que a planta eventualmente produzirá estão sendo iniciadas (formadas) agora. Em torno do estádio V5, a iniciação das folhas e das inflorescências femininas estará completada e um pendão microscópico tem início na ponta da extremidade apical. A extremidade apical na iniciação do pendão está situada logo abaixo ou no nível da superfície do solo, embora a altura total da planta abaixo da superfície do solo seja de cerca de 20 cm.
Práticas de manejo para V3
A região de crescimento abaixo da superfície do solo durante os primeiros estádios foliares é especialmente afetada pelas temperaturas do solo. Baixas temperaturas do solo podem aumentar o tempo entre os estádios foliares, aumentar o número total de folhas formadas, atrasar a formação do pendão e reduzir a disponibilidade de nutrientes.
O granizo destrutivo, os ventos ou as geadas que danifiquem as folhas expostas no estádio V3 terão pouco ou nenhum efeito sobre a região de crescimento abaixo da superfície do solo ou sobre a produção final de sementes, pois o ponto de crescimento ainda não está acima da superfície do solo.
Inundações em qualquer época em que a região de crescimento estiver abaixo do nível da água podem matar a planta de milho em poucos dias, especialmente se as temperaturas estiverem altas.
O controle de invasoras reduz a competição por luz, água e nutrientes. O uso de defensivos, cultivo mecânico e práticas de manejo, tais como densidades de plantio mais altas ou rotação de culturas, ou combinações dessas, são práticas efetivas de controle de invasoras.
O cultivo muito profundo ou muito perto da planta depois do estádio V2 destruirá parte do sistema radicular nodular; portanto, deve-se fazer o cultivo com cuidado.
Quer saber sobre os demais estádios de desenvolvimento da cultura? Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin) e fique por dentro dessa série que foi elaborada pensando em você!
Fonte das informações: IPNI.
Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.