InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

Por que usar fungicidas multissítios em soja?

Como alternativas de manejo, embora o avanço científico tenha contribuído para a obtenção de novas moléculas de fungicidas, é primordial rotacionar os mecanismos de ação dos fungicidas, a fim de evitar o desenvolvimento de novos casos de resistência. Doenças como a ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi), por exemplo, apresentam um elevado potencial em causar danos, podendo inclusive, comprometer a produtividade e viabilidade da lavoura em casos mais extremos e/ou falhas de manejo.

Confira o texto completo aqui.


Espaçamento entre linhas: uma discussão baseada em Ecofisiologia

Há diversas discussões sobre qual espaçamento entre linhas utilizar na cultura da soja, no entanto, na América do Sul o espaçamento varia de 40 a 60 cm. Essas discussões são governadas por dois objetivos do ponto de vista ecofisiológico: fazer com que nos estágios R1 e R3 ocorra o fechamento das entre linhas, ou consiga absorver 95% da radiação incidente com todas as folhas do dossel interceptando radiação solar; e, que no estágio R5 (início do enchimento de grãos) as plantas do tercil inferior da planta esteja verde, fixando legumes e enchendo grãos.

Veja mais aqui.



Produtividade das lavouras aumenta em até 30% com regulagem e manutenção das plantadeiras

A  agricultura brasileira vive um momento áureo, com a produção total de grãos estimada em 312,3 milhões de toneladas nesta safra, mesmo diante das adversidades climáticas. O mais impressionante é que este desempenho está aquém do seu potencial, com as perdas de produtividade geradas por falhas em linhas ou competições por população, condições indesejáveis que começam no momento da semeadura. Quando não germinam, a qualidade das sementes é colocada em xeque, mas poucos se dão conta de que a hipótese mais provável é a falta de manutenção e regulagem das plantadeiras, segundo constatou o agrônomo e professor de Mecanização da UNESP de Botucatu (SP), Paulo Arbex, em sua entrevista ao MF Cast.

Confira tudo aqui.


Componentes agronômicos ótimos da soja: construindo uma lavoura produtiva

Uma lavoura de soja produtiva é construída pelos componentes de produtividade. Os componentes ótimos são os valores que maximizam as produtividades da cultura. A definição desses componentes ótimos foi através de avaliações em experimentos conduzidos pela Equipe FieldCrops em lavouras de todo Brasil, desde 2010. Salienta-se que os valores são resultados da interação genética x ambiente x manejo, que deve servir como referência para os produtores e consultores na busca de lavouras de soja mais sustentáveis e lucrativas.

Texto completo aqui.


Aplicação zero e a primeira verdadeira de fungicidas na cultura da soja

O manejo de doenças através de fungicidas é uma estratégia indispensável para garantir a obtenção de elevadas produtividades, os fungicidas são responsáveis por controlar e prevenir a propagação de patógenos, contribuindo para a proteção das plantas ao longo do ciclo de cultivo. No entanto, a aplicação em si não é suficiente, é importante realizar essa prática no momento correto, de forma eficiente, para obter melhores resultados.

Veja mais aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares