Quantos nódulos a soja deve ter?
A nodulação da soja deve ser avaliada em V3-V4
Em V1-V2 a planta deve apresentar de 4 a 8 nódulos
Em V3-V4 deve apresentar no mínimo 10 nódulos
O tamanho e viabilidade dos nódulos são tão importantes quando a quantidade deles.
Confira o texto completo aqui.
Pontos importantes no manejo e controle da ferrugem-asiática da soja
Para o manejo e controle eficiente da ferrugem-asiática da soja, o pesquisador Carlos Pizolotto (2024) destaca uma série de pontos importantes a serem considerados. O primeiro aspecto refere-se à aplicação zero, que deve ser programada para ocorrer aos 20 a 25 dias após a emergência da cultura. Essa aplicação tem como objetivo principal a redução da pressão de inóculo inicial, principalmente em semeaduras realizadas no tarde, onde a cultura da soja enfrenta maior pressão de inóculo de ferrugem.
Confira o texto completo aqui.
Casos de Ferrugem-asiática continuam aumentando no Sul
Impulsionados pelas condições climáticas e ambientais, os casos de ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) tem demonstrado significativo aumento na safra 23/24. Conhecida como uma das doenças fungicidas mais severas e devastadoras que acometem a soja, a ferrugem-asiática pode causar danos que podem representar perdas de até 90% da produtividade em casos mais severos (Godoy et al., 2023).
Confira a notícia aqui.
Quando a soja demanda mais água?
- Para a obtenção de boas produtividades, a soja necessita em média de 650 mm a 700 mm durante seu ciclo (Neumaier et al., 2020)
- Durante o período reprodutivo, a evapotranspiração da soja pode atingir picos de até 8 mm/dia
- Conforme observado por Rossatto et al. (2022), R2 é o período em que a soja demanda mais água
Confira mais aqui.
Por que usar fungicidas multissítios em soja?
Como alternativas de manejo, embora o avanço científico tenha contribuído para a obtenção de novas moléculas de fungicidas, é primordial rotacionar os mecanismos de ação dos fungicidas, a fim de evitar o desenvolvimento de novos casos de resistência. Doenças como a ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi), por exemplo, apresentam um elevado potencial em causar danos, podendo inclusive, comprometer a produtividade e viabilidade da lavoura em casos mais extremos e/ou falhas de manejo.
Confira o texto completo aqui.