InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

Pesquisadores desenvolvem defensivo à “prova de chuva” para controle de ferrugem asiática

Cientistas uniram dois peptídeos para criar um defensivo que protege a soja da ferrugem asiática. Um peptídeo age no fungo causador da doença e outro age como um adesivo para ligar o produto às folhas.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


CTNBio aprova uso comercial de soja transgênica tolerante à seca com tecnologia HB4® no Brasil

Além da característica HB4® sozinha, um outro evento combinando HB4® com tolerância ao herbicida Glifosato também foi aprovado. Esse empilhamento do evento HB4® com o já conhecido evento “RR1” é o novo produto da Verdeca para beneficiar produtores de soja por meio de melhorias de qualidade, mitigação de estresse e práticas de manejo.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.



Calcário é mais vantajoso do que gesso para corrigir o solo

Apesar de muitos acharem que calcário e gesso agrícolas são semelhantes, esses dois produtos químicos possuem características e efeitos nos solos completamente diferentes. Cada um tem uma ação e efeito particular. Porém, na grande maioria dos casos o calcário leva vantagem tanto nos efeitos que proporciona, quanto no impacto econômico do investimento do agricultor.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.

Pré-emergente é uma das alternativas para manejo de plantas daninhas resistentes

O uso excessivo e frequente de um único herbicida, ou herbicidas de igual mecanismo de ação, para controlar plantas daninhas na mesma lavoura tem como uma das principais consequências o aparecimento de plantas daninhas resistentes, relata o pesquisador Fernando Adegas, da Embrapa Soja.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Fixação biológica de nitrogênio na soja em função do TS

Nodulação da soja por meio da fixação biológica de nitrogênio – Foto: Fábio M. Mercante/Embrapa

A inoculação com bactérias do gênero Bradyrhizobium nas sementes de soja permite que a cultura realize a fixação biológica de nitrogênio. Tal fato proporciona um aporte ao redor de 300 kg de N ha-1 (Campo et al., 2009). A enzima nitrogenase é a responsável por realizar a quebra da tripla ligação do nitrogênio, ou seja, realizar a fixação propriamente dita (Hungria et al., 2001).

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Gostou das nossas sugestões? Comente e sugira melhorias para o Mais Soja ficar cada vez melhor. Envie suas contribuições para contato@maissoja.com.br.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares