Capim-amargoso: uma planta daninha complexa!

Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, o professor Alfredo mostra uma área com alta infestação de capim-amargoso próximo a Cascavel, no Oeste do Estado do Paraná, que hoje é um problema que só vem aumentando no Brasil. No vídeo é destacada a importância do Manejo Integrado dessa Planta Daninha.

Confira a notícia da íntegra aqui.


Reposição de nutrientes no solo pós colheita é essencial para estabilidade produtiva

A qualidade do solo é consequência da adoção de boas práticas de manejo, da análise das suas condições, da aplicação de fertilizantes que conservem e preservem os nutrientes na terra, da consultoria de pessoal capacitado e do respeito ao meio ambiente. Por isso, a cada ciclo de plantio, é necessário repor os nutrientes que foram consumidos pelas plantas. Cada tonelada de soja em grão, por exemplo, consome cerca de 17 kg de cálcio e 9 kg de enxofre.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Fungos de Trichoderma asperellum no controle de nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) na cultura da soja

Foto: Cristiano Bellé

Dentre os patógenos, existem diversos tipos de nematoides com diferentes hábitos e hospedeiros. O Pratylenchus brachyurus possui grande destaque devido a sua polifagia, capacidade de produzir lesões nas raízes e sobrevivência em palhada dos hospedeiros. No Brasil, o P. brachyurus está presente praticamente em todas as fazendas produtoras de soja, provocando perdas de até 50%.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Crotalária: eficiência no controle de nematoides

Flor e vagem da Crotalaria spectabilis – Foto: Elaine Wutke/IAC, disponível na Página da Embrapa

As pesquisas quanto a seu emprego para controle de algumas espécies de nematoides não é recente, a alguns anos vem se pesquisando a ação da espécie de crotalária com relação a espécie de nematoide. As principais espécies de crotalária em uso são: C. breviflora, C. spectabilis e C. ochroleuca.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


FRAC BRASIL emite recomendações para o uso de triazois e triazolintione no manejo de ferrugem asiática da soja

Cumpre ao FRAC-BR através do presente comunicado, alertar sobre recentes informações obtidas nos programas de monitoramento das respectivas empresas que compõem este comitê, de forma que as mesmas possam servir para conscientização e adoção de um manejo racional por parte dos sojicultores.

Confira a recomendação na íntegra clicando aqui.


 

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.