Produzir soja no Brasil custa quase o dobro do que na Argentina

Em 2018, as exportações brasileiras do agronegócio atingiram o recorde de 101 bilhões de dólares e, de acordo com levantamentos do Cepea, os produtos do complexo da soja foram os que mais contribuíram para esse resultado. Apesar desse bom desempenho, a competitividade da oleaginosa brasileira é relativamente baixa frente aos principais países concorrentes, como os Estados Unidos e a Argentina.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Entenda a importância de conhecer e construir o perfil do solo

A construção de um perfil de solo favorável ao desenvolvimento e aprofundamento do sistema radicular é um dos grandes desafios dos produtores brasileiros. Geralmente, os solos tropicais e subtropicais brasileiros são ácidos, com baixa saturação de bases, baixo conteúdo de Ca e elevada saturação de alumínio nas camadas subsuperficiais.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


Drone pulverizador com capacidade para 500kg de carga

O drone Ag Cormorant é uma parceria da empresa Adama com a Tactical Robotics, sendo uma versão do Cormorant já existente para atender o mercado agrícola. O drone poderá pulverizar durante qualquer hora do dia, dispensar pista de pouso e realizar tudo isso com baixo nível de ruído.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


RS: lagartas atacam o trigo e aveia

Na safra de inverno desse ano (2019), tem sido constatada a presença de lagarta-do-cartucho: Spodoptera frugiperda e lagarta-do-trigo: Mythimna (Pseudaletia) sequaxocasionando danos à cultura do trigo. Nota-se que há maior proporção de S. frugiperda em áreas onde houve o cultivo de milho na safra de verão. Essa espécie está causando danos na região do colo das plantas de trigo, podendo causar o tombamento das mesmas.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


123,50 sc/ha: conheça o segredo dos campeões de máxima produtividade de soja do CESB

A fazenda Tolotti possui 1.700 ha de extensão, destes, 1.500 ha são destinados à produção de grãos, onde a cultura da soja ocupa uma área de 1.200 ha. A propriedade de Rafael Tolotti, situa-se no município de Erval Seco – RS. Na área total da lavoura a produtividade média do produtor foi de 70,0 sc/ha na safra 2018/19.

A área destinada ao concurso de máxima produtividade do CESB foi de 2,62 ha, obtendo uma produtividade de 123,50 sc/ha.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.