Absorção de adubo cai 73% em áreas sem correção de solo

A correção da acidez do solo é um procedimento que garante maior absorção dos elementos presentes no adubo. Sem a correção, elementos como nitrogênio e fósforo apresentam resultado próximo de 20% do seu potencial, em solos com pH próximo de 4,5.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Aula prática sobre identificação de doenças da soja

Foto: Maurício Stefanelo – Ceres Consultoria

No vídeo, publicado pelo canal da Embrapa no YouTube o pesquisador Rafael Moreira Soares, da Embrapa Soja, apresenta neste vídeo como identificar os sintomas das principais doenças da soja.

Conhece os sintomas das doenças da soja?

Confira o vídeo na íntegra clicando aqui.



Inoculação de longa vida contribui para a produção brasileira de soja

Nosso objetivo neste trabalho foi descrever a duração do pré-tratamento do inoculante nas sementes com formulação contendo Bradyrhizobium elkanii e agentes protetores (CTS500), comparando a nodulação e a produção de grãos das culturas de soja, cultivadas sob uma ampla gama de condições ambientais brasileiras.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.


Correção do solo aumenta produtividade em até seis vezes

Foto : Adriano Fernandes

As práticas de correção de solos conhecidas como calagem e gessagem podem fazer com que a produtividade das lavouras de grãos e outros produtos agrícolas aumentem em até cinco ou seis vezes, a depender do estado nutricional inicial do solo, se já corrigido alguma vez ou não. A estimativa é do pesquisador da Embrapa, Alexandre Agiova, lembrando que essa elevação da produtividade depende de muitas variáveis como por exemplo a cultura e a fertilidade atual do solo a ser cultivado.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Rendimento da soja no noroeste do rio grande do sul em resposta ao manejo da suplementação mineral foliar

A presença destes nutrientes pode ser corrigida por adubação e correção do solo, porém existe dificuldade de ajustar o equilíbrio considerando o conjunto de macro e micronutrientes. Desta forma, o presente trabalho objetivou avaliar a influência do manejo da suplementação mineral foliar nos componentes de rendimento da soja.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.