Consórcio de braquiária com milho melhora o solo e a produtividade da soja

Fonte: SOESP.

A Embrapa tem realizado estudos na região dos Tabuleiros Costeiros e Agreste da nova região do SEALBA – que inclui áreas de alto potencial em Sergipe, Alagoas e Bahia. Os resultados são promissores e têm constatado que a gramínea braquiária, em consórcio com o milho, consegue um excelente desempenho de produtividade.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.


Sementes de alta qualidade aumentam produção de soja entre 10% e 15%

A cada safra aumenta a busca por sementes vigorosas, com alto poder de germinação e com potencial genético de produzir soja de maior qualidade e mais resistente a pragas e doenças. Para atender a essa demanda dos produtores, investimentos no beneficiamento de sementes vem crescendo. Pesquisas de campo realizadas por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelaram que sementes de alta qualidade rendem ganhos em produtividade que variam de 10 a 15%.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Proposta reduz base de cálculo do ICMS de insumos agropecuários

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) aprovou relatório do deputado Tiago Dimas (SD-TO) do Projeto de Lei Complementar (PLP) 174/19 que reduz a base de cálculo do ICMS de alguns insumos agropecuários nas operações de venda a outros estados. A redução poderá ser de 60% ou de 30%, conforme o insumo.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Controle de ferrugem, crestamento foliar de cercospora e oídio no estádio V5 da cultura da soja

As principais doenças que ocorrem na cultura da soja no Brasil apresentam grande potencial de dano, exigindo gastos adicionais para o controle através das medidas disponíveis atualmente, destacando-se as aplicações de fungicidas.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Buva resistente a 2,4-D: o que fazer?

O 2,4-D é amplamente utilizado no manejo pré e pós emergência das plantas daninhas em diversas culturas, no Brasil, utilizado nas culturas da soja (pré-plantio), arroz, milho, trigo e cana-de-açúcar. É utilizado também em mistura com glifosato, visando aumentar o controle de plantas resistentes a este herbicida, em decorrência do plantio direto (Silva et al., 2013).

Confira a notícia e o vídeo na íntegra clicando aqui.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.