Brasil participa de descoberta inédita sobre mecanismo de defesa de plantas

Um grupo de cientistas da Holanda, Brasil e Estados Unidos, com a participação da Embrapa Meio Ambiente (SP), descobriu que as plantas, quando atacadas por patógenos nas raízes, são capazes de interagir com fungos e bactérias do solo para se proteger de doenças em uma escala muito mais complexa e ampla do que já era conhecida pela ciência. A exploração desses mecanismos abre possibilidades para o controle de doenças e pragas agrícolas, incluindo a descoberta de novas moléculas.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Áreas de soja têm surtos de Helicoverpa armígera já no início do plantio da safra 2019-20a 2019-20

Ataques da lagarta Helicoverpa armígera observados logo após a semeadura da soja, nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, puseram em alerta produtores e pesquisadores. Segundo fontes do setor, a principal preocupação é com a eventual proliferação da praga, que já trouxe prejuízos bilionários à oleaginosa, bem no ciclo inicial da cultura. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, conforme especialistas, populações de Helicoverpa armígera surgiram em áreas do Chapadão, e no Mato Grosso no entorno de Primavera do Leste.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Já pensou em uma plantadeira totalmente autônoma, operando no campo sem trator??

Num mercado onde a mão de obra esta cada vez mais escassa, o equipamento vem como solução, além de outras promessas como economia de combustível, emissões, maior precisão no plantio e a possibilidade de usar o mesmo motor como unidade de força para outros maquinários “em forma de robô”.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.



Matocompetição: como perder uma camionete em 300 ha

A competição provocada pelas plantas daninhas em uma lavoura de soja pode resultar em perdas significativas, reduzindo em mais de 90% a produção da cultura. Também pode dificultar a operação de colheita, prejudicando a qualidade do grão ou da semente.

Contudo, a necessidade pelos recursos como a água, a luz e os nutrientes variam dentro do ciclo da cultura, razão pela qual torna-se importante conhecer as fases onde a interferência das plantas daninhas pode ser mais prejudicial para a soja.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Qual a taxa de Extração e Exportação de nutrientes em milho em cada faixa de produtividade?

A busca por altas produtividades é uma demanda diária e crescente no meio agrícola brasileiro. Existem 52 fatores que interferem na planta e influenciam na produtividade (Tisdale et al, 1985). A nutrição é, sem dúvida, um dos principais fatores de produção de uma planta. Por isso, necessitamos proporcionar uma nutrição equilibrada e ajustada, levando em consideração a quantidade de nutrientes absorvidos pelo milho e o correto uso destas informações.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.