Sem solos saudáveis, a segurança alimentar está em risco
O solo se degrada, erode e perde a fertilidade, o suprimento de nutrientes é reduzido porque a camada vegetal onde são gerados é perdida e a produtividade da colheita é afetada. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que, em média, o rendimento anual da colheita seja reduzido em 0,3% devido à erosão. Se isso for mantido, poderá haver uma redução de 10% no rendimento potencial anual até 2050 e isso tornaria os alimentos mais caros.
Confira o texto completo aqui.
Impactos da compactação, descompactação e rotação de culturas no Sistema de Plantio Direto
O aumento do nível de compactação dos solos, acima de limites tolerados pelas plantas, tem sido considerado uma das principais causas de perdas de produtividades agrícolas. Em termos de limitações físicas ao crescimento radicular, o estresse hídrico (pouca disponibilidade de água), a hipóxia ou anoxia (pouca quantidade ou ausência de oxigênio) e o impedimento mecânico (solo muito duro para penetração radicular) são considerados as principais causas de limitações dos solos ao crescimento e ao desenvolvimento radicular.
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
Nitrogênio: importância, manejo e sintomas de deficiência
O nitrogênio pode ser absorvido por diferentes formas na planta, sendo que sua absorção pode ser oriunda da atmosfera, ou solo nas formas N2, NH4+ e NO3–. A principal forma de absorção na maioria das culturas é NO3– por conta do processo de nitrificação que ocorre no solo. Para as culturas com capacidade de realizar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) como a soja por exemplo, a maior absorção do elemento se dá na forma de N2.
Confira o texto completo clicando aqui.
Relação C/N, entenda o que é, e como pode influenciar no sistema plantio direto
Uma dessas práticas é a produção de biomassa para formação de matéria seca e cobertura do solo (palhada no solo). Contudo, para que os benefícios trazidos pela cobertura do solo tais como a diminuição das erosões superficiais do solo, controle de plantas daninhas e incremento na fertilidade do solo (aumento da matéria orgânica do solo), passem a se tornar parte do sistema produtivo, é necessário que se planeje as rotações de cultura e o manejo dos cultivos agrícolas.
Confira o texto completo clicando aqui.
Adubação foliar pode auxiliar no incremento da produtividade da soja?
O primeiro passo para nutrir adequadamente as plantas é a realização da análise da fertilidade do solo a fim de conhecer os teores de nutrientes contidos nele. Após a análise, deve-se realizar a interpretação da mesma para a recomendação das doses de manutenção ou reposição da fertilidade do sistema. Essa recomendação varia muito de cada Estado, sendo que estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina por exemplo, utilizam o mesmo manual para recomendação, o qual difere para outros Estados.
Confira o texto completo clicando aqui.