Com tamanho de 2,5 campos de futebol, conheça o maior navio graneleiro do mundo

Um dos maiores navios graneleiros do mundo, é o chinês Lan Hua Hai, com 254 metros de comprimento e 43 metros de boca (largura), este monstro, do tipo Bulk Carrier, tem o tamanho de 2,5 campos de futebol, e carrega incríveis 90.000 t, enquanto os navios menores e mais usados carregam em torno de 55.000 t.

Confira a notícia completa aqui.


Você sabe quanto está perdendo em produtividade pela compactação do solo?

Em um sistema de produção, vários fatores interferem na produtividade de uma cultura e sucesso no seu cultivo, contudo, um dos primeiros a interferir é o manejo do solo. Para se ter um bom desenvolvimento de plantas e produtividade da cultura é necessário que o solo apresente bons atributos físicos, químicos e biológicos. Com relação aos atributos químico, uma boa fertilidade e CTC do solo são essenciais para atender as necessidades nutricionais da planta já a respeito dos atributos biológicos, se busca uma abundante fauna edáfica benéfica ao solo, melhorando propriedades de coesão entre partículas, galerias e do solo e auxiliando na melhoria de atributos físicos do solo.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.



Quais são as principais causas do abortamento excessivo de flores e vagens?

Na cultura, é normal haver certo abortamento de flores e vagens. Algumas cultivares apresentam abortamento de até 80% das flores, sem que isso acarrete diminuição dos rendimentos. Porém, o abortamento expressivo de vagens não é normal.

As principais causas do abortamento excessivo de flores e vagens são: temperaturas do ar acima de 38 °C, estiagem ou deficit hídrico. A queda de flores e vagens poderá ser potencializada se esses dois estresses acontecerem concomitantemente.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


Potássio no Milho: macronutriente essencial para as plantas e requerido em grandes quantidades

Segundo TAIZ et al. (2017) o Potássio (K) é um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Dentre as funções bioquímicas, os autores destacam que o Potássio é requerido como cofator de uma série de enzimas no interior das plantas (mais de 40), além de ser o principal cátion a atuar no estabelecimento do turgor celular, ou seja, atua na regulação estomática. Sua concentração dentro da planta varia de cultura para cultura, contudo o valor médio segundo TAIZ et al. (2017) é de 1% em base de massa seca para a maioria das culturas, além disso, ele é considerado um elemento móvel na planta.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


Alternativas para o controle químico de capim-amargoso

Dentre as práticas de manejo essenciais para alcanças boas produtividades em soja, o manejo e controle de plantas daninhas é uma das mais importantes. As plantas daninhas competem com plantas cultivas por água, nutrientes e radiação solar, podendo prejudicar o crescimento e desenvolvimento de plantas cultivadas.

Das plantas daninhas mais presentes do cultivo de soja, o capim-amargoso (Digitaria insularis) se destaca, segundo DA SILVA et al. (2017), a planta preocupa por apresentar difícil controle, fácil dispersão de sementes, rápido crescimento e desenvolvimento além de apresentar resistência ao glifosato, herbicida mais utilizado para o controle de plantas daninhas no cultivo de soja RR.

Confira o texto completo aqui.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.