InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

Palha: ferramenta indispensável no manejo de plantas daninhas

plantio direto palhada

Tendo em vista que a colheita da soja está ocorrendo em parte do território nacional e que as lavouras que ainda não foram colhidas se aproximam da época de colheita, é fundamental pensar no sistema de produção no pós-soja. Isso, porque nesse momento são definidas algumas das principais estratégias de manejo que iram influenciar o sucesso produtivo da safra posterior.

Confira o texto completo aqui.


Cálcio e Boro via foliar contribuem para o aumento de produtividade da soja?

Visando a obtenção de altas produtividades de soja é cada vez mais comum a busca por distintas estratégias de manejo que possibilitem o incremento da produtividade de forma efetiva e a um baixo custo. Com isso em vista, é comum a utilização de fertilizantes foliares como uma forma de ajuste fino na adubação visando altas produtividades de soja.

Segundo Staut (2007), existem no mercado inúmeros produtos contendo macro e micronutrientes que podem ser utilizados para adubação foliar na cultura da soja, onde vários estudos e experimentos vem demonstrando grande variabilidade de respostas da cultura em relação a adubação foliar.

Confira na íntegra aqui.



A boa safra de verão começa pela safra de inverno? Por que ela interfere na qualidade do solo?

A safra de verão 2020/2021 está se aproximando do fim, dessa forma, deve-se começar a pensar em práticas de manejo e de sistema que possibilitem a boa safra 2021/2022. Além da escolha da cultivar adequada, época de semeadura e insumos, visualizar a lavoura de soja como um sistema de produção é de fundamental importância para garantir sua sustentabilidade e rentabilidade.

Confira a notícia completa aqui.


De combate a nematoides a aumento de produtividade da soja, crotalária reúne um pacote de soluções para o agricultor

Foto: Divulgação Grupo ATTO Sementes

O nível atual da agricultura exige que o produtor rural desenvolva uma estratégia de produção, escolhendo as mais eficientes ferramentas. Ao optar por plantar crotalária, ele não somente investe na melhoria do solo como também reduz nematoides e aumenta a produtividade da soja.

Trabalho conduzido pelo Departamento de Pesquisa ATTO Sementes, que fez lado a lado, comparando produtividade de soja plantada sobre a palhada de milho e sobre a palhada do consórcio de milho com Crotalária Spectabilis, aponta que a área do consórcio produziu 7,4 sacas de soja a mais quando comparado ao milho solteiro.

Confira a notícia na íntegra aqui.


Alta severidade de mancha-alvo chama atenção em lavouras gaúchas

Foto: Maurício Stefanelo – Ceres Consultoria

Embora a ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) seja o foco da atenção de muitos sojicultores se tratando do manejo de doenças, cabe destacar que outras doenças fungicas podem exercer considerável influência na redução da produtividade e qualidade da soja produzida, a exemplo da mancha-alvo (Corynespora cassiicola).

Segundo Godoy et al. (2020), a mancha-alvo é uma doença fúngica cujos danos podem causar redução de produtividade da soja em até 40% em cultivares suscetíveis. Conforme destacado por Henning et al. (2014), o fungo causado da mancha-alvo está presente em praticamente toda a área de produção de soja no território brasileiro, sendo que o fungo pode sobreviver em restos culturais, e a umidade relativa favorável a infecção na folha.

Confira na íntegra aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares