Paraquat banido: entenda o caso

Saiba um pouco mais sobre o banimento do paraquat e quais as alternativas podemos utilizar para sua substituição.


Primeiro inoculante do mundo com duas bactérias para coinoculação de soja é lançado pela Stoller do Brasil

Foto: Divulgação Stoller

Em pesquisa realizada em 2020 pela Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) – foi apontado um aumento expressivo da coinoculação nas lavouras de soja, saltando de 15% para 25% na última safra. Os dados mostram a procura do produtor por maior desempenho e simplificação da rotina nos momentos de maior tensão, principalmente no plantio e na colheita. Há também o desafio de levar o conhecimento da tecnologia para outros 75% dos agricultores brasileiros que, também segundo a pesquisa, podem com baixo investimento, aumentar, na média, em 16% a produtividade optando pela coinoculação na lavoura de soja.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.



Com o Paraquate banido, qual a opção para substitui-lo?

Com data definida de banimento do Brasil para 22 de setembro de 2020, o ingrediente ativo Paraquate deixa de ser uma opção no controle de plantas daninhas e no manejo da resistência dessas.  O Paraquate é um herbicida de contato não seletivo com função de combater plantas daninhas, que atua mediante mecanismos de indução do estresse oxidativo pela produção aumentada de radicais livres associados à depleção dos sistemas antioxidantes do organismo (Martins, 2013).

Confira o texto completo aqui.


Alta do preço do arroz ameniza, mas esta longe de saldar prejuízos das ultimas cinco safras

Na safra 2017/18, mesmo colhendo uma produtividade acima da média histórica, a receita bruta não saldou o Custo Operacional Efetivo (COE), devido ao baixo preço do cereal no mercado doméstico. Por outro lado, 2018/19 foi bastante prejudicada por intempéries climáticas do início e no fim da temporada, resultando em queda de produtividade e, em casos mais extremos, em perda de área de produção, em decorrência de alagamentos.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Banimento de paraquat – Modo de ação: como os herbicidas funcionam

Herbicidas controlam ervas daninhas, interferindo com a forma como elas crescem. Isso é conseguido através de vários ‘modos de ação’ (MOA), que em última análise, bloqueiam a germinação das sementes ou o estabelecimento de mudas; impedem a produção de carboidratos essenciais, proteínas ou lipídios (óleos e gorduras) pelas plantas; ou desidratam folhas e caules. Conhecer o MOA de um herbicida é importante para entender como usar esse herbicida da maneira mais eficaz. É um elemento importante, tanto na seletividade de herbicidas quanto na resistência de ervas daninhas.

Confira o texto completo aqui.


 

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.