Atenção para lagartas e corós nos estádios iniciais do desenvolvimento da soja
O monitoramento e controle de pragas na cultura da soja é fundamental em todos os estádios do desenvolvimento visando evitar perdas qualitativas e quantitativas dos grãos ou sementes. Nos estádios iniciais do ciclo de desenvolvimento da cultura é essencial atentar para pragas que possam causar reduções no estande de plantas ou comprometer o desenvolvimento da cultura.
Confira o texto completo clicando aqui.
Fungicidas em períodos de déficit hídrico: aplicar ou não?
Quando em períodos de déficit hídrico, práticas de manejo como a aplicação de fungicidas podem vir a ser desconsideradas por parte dos agricultores em virtude da baixa umidade relativa do ar, a baixa pressão de doenças fungicas e receio de elevar os custos de produção em condições desfavoráveis a obtenção de altas produtividades de soja.
Confira o texto e o vídeo completos aqui.
Adubação: disponibilidade é tão importante quanto a quantidade de nutrientes?
O adequado aporte nutricional é fundamental para promover condições adequadas de crescimento e desenvolvimento da soja refletindo em boa produtividade da cultura. Dentre os nutrientes mais requeridos pela soja, destacam-se o Nitrogênio (N) e o Potássio (k), sendo considerados macronutrientes em virtude da quantidade requerida pelas plantas.
Felizmente segundo Gitti (2015), todo o nitrogênio necessário para boas produtividades de soja é fornecido à planta por meio do processo de simbiose realizado com bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Bradyrhizobium. O potássio por sua vez, quando em quantidades abaixo da requerida para a produtividade desejada, necessita ser fornecido ao sistema de produção.
Confira o texto completo aqui.
Soja em sucessão à aveia-preta e ao trigo pode ter produtividade 54% maior
-
Experimentos realizados em dois anos registraram aumentos de produtividade de 1.467 kg/ha, 54% maior que as áreas cultivadas após o pousio.
- Hipótese é que desempenho se deve às raízes e palhas dos cereais, que permanecem no campo formando matéria orgânica para a cultura seguinte.
- As raízes melhoram a qualidade física do solo, favorecendo infiltração e retenção de água e liberação de nutrientes para as safras subsequentes.
-
Aveia-preta mostrou grande capacidade de produção de matéria seca, gerando boa cobertura para plantio direto, alta ciclagem de nutrientes e supressão de plantas daninhas.
Confira na íntegra aqui.
Desempenho de diferentes mecanismos dos dosadores de precisão na semeadura de Soja
Segundo Trogello et al. (2013) um dos fatores que mais interferem na produtividade dos grãos de soja é a falta de precisão durante a operação de semeadura, pois as falhas decorrentes deste processo influenciam em fatores como o estande de plantas. Tourino et al. (2002) afirmam que a uniformidade na distribuição das sementes de soja influencia diretamente no aproveitamento de água, luz e nutrientes pelas plantas, sendo que, caso as plantas estejam distribuídas de forma desuniforme, isto irá influenciar negativamente no desenvolvimento da cultura, seja por competição ou surgimento de plantas involuntárias.
Confira o trabalho completo aqui.