Controle químico da cigarrinha do milho: confira o desempenho de alguns ativos
Considerada por muitos a praga mais temida do milho atualmente, a cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) se destaca pelos danos indiretos ocasionados na cultura, mais especificamente para transmissão do complexo de enfezamentos. Os enfezamentos são doenças causadas por microrganismos denominados molicutes, como elevada capacidade em causar danos em plantas de milho, podendo até mesmo, comprometer a produção dependendo do estágio em que a planta é infectada.
Confira aqui.
Problemas da economia chinesa e nos biocombustíveis podem reduzir a demanda e os preços da soja
Sabemos que o agricultor brasileiro não gosta quando os analistas alertam sobre a possibilidade de queda nos preços da soja, do milho ou do trigo. Mas, na realidade, estão fazendo um favor a eles, para que possam se posicionar antes da queda, como já acontecer inúmeras vezes no passado, remoto e recente.
Um dos aprendizados mais importantes que se pode ter sobre o mercado é que o mercado de grãos sobe e desce, não é como o dos insumos, que só sobe. A mistura dos 27 fatores que influenciam o preço da soja os faz subir ou cair com frequência.
Confira a publicação completa aqui.
Mapa publica registros de dois defensivos agrícolas inéditos de baixo impacto
O Ato nº 42 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicado nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial da União, traz o registro de 53 defensivos agrícolas formulados, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores. Desses, nove são considerados de baixo impacto ou de base biológica.
Dos produtos registrados hoje, dois são de princípios ativos inéditos no Brasil, sendo um de origem biológica e um de origem fitoquímica (feito a partir de plantas).
Confira a notícia aqui.
Entidades que representam a indústria do trigo se posicionam contra a possível liberação do trigo e da farinha transgênicos pelo Brasil

Frente a essa possibilidade, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados – ABIMAPI e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP promoveram, na tarde desta segunda-feira, 27/09, uma coletiva de imprensa para enfatizar o posicionamento contrário do setor das indústrias quanto ao possível parecer positivo da CTNBio.
Confira a notícia aqui.
Milheto ADR 300 gera quase R$ 5 mil de economia por hectare

Um estudo realizado pela Universidade de Rio Verde (Goiás) calculou o volume de nutrientes devolvidos ao solo em 11 toneladas deixado por hectare pela matéria seca do ADR 300. Calculando os volumes de potássio, fósforo e nitrogênio em fertilizantes químicos, e uréia nos preços atuais, os valores entregam cerca de R$ 4,8 mil por hectare de economia, elevando a lucratividade do produtor por hectare.
Confira aqui.