InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

Nota Oficial: Aprosoja Brasil repudia invasão de sua sede e toma medidas para punir responsáveis

Foto: Aprosoja

Ao contrário do que dizem entender os invasores em suas pichações – de que a soja não enche prato de comida – a soja e o milho produzidos na mesma área como segunda safra são fundamentais para a produção de carnes, leites, óleos, ovos e derivados. O grão também é utilizado na produção de medicamentos, cosméticos, tintas, colchões, pneus e até biodiesel, combustível ecológico que contribui para a redução de efeitos causados pela poluição nos centros urbanos.

Confira a nota aqui.



Aplicação foliar de Co e Mo é uma opção viável?

Além de ser considerados micronutrientes essenciais para o desenvolvimento vegetal, Cobalto (Co) e Molibdênio (Mo) apresentam participação do processo de fixação biológico de nitrogênio (FBN). O Cobalto participa da síntese de cobamida e da leghemoglobina nos nódulos, enquanto o Molibdênio atua como cofator nas enzimas nitrogenase, redutase do nitrato e oxidase do sulfeto, além de estar intimamente relacionada com o transporte de elétrons durante as reações bioquímicas (Sfredo & Oliveira, 2010).

Confira aqui.


Balanço de oferta e demanda global apertado reflete no Índice de Poder de Compra de Fertilizantes

Em setembro, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) ficou em 1,26, apresentando pequena alta em relação ao índice de 1,20 de agosto. O indicador divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes retrata o poder de compra do produtor em comparação aos preços das principais commodities agrícolas.

Confira tudo aqui.


Para uma boa fixação de N, quantos nódulos devem haver por planta?

Felizmente, o processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN) é capaz de fornecer todo nitrogênio necessário para produtividades médias de até 3.600 kg.ha-1 (Gitti, 2016), sem a necessidade de suplementação com fertilizantes nitrogenados. O Processo de fixação biológica de nitrogênio consiste em um processo simbiótico entre a planta de soja e bactérias fixadoras de nitrogênio, no qual o nitrogênio atmosférico é convertido em formas assimiláveis pela planta e prontamente disponível a ela (Embrapa).

Confira o texto aqui.


Casos de resistência do capim-amargoso a herbicidas: quantos são e onde estão?

Considerada uma das mais agressivas plantas daninhas do sistema produtivo, uma planta de capim-amargoso (Digitaria insularis) por metro quadrado de área pode causar reduções de produtividade de até 21% em soja (Supra Pesquisa). À medida que a infestação dessa daninha aumenta, os danos aumentam de forma linear, refletindo em uma drástica redução da produtividade da soja conforme observado por Gazziero et al., (2012).

Confira o texto aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares