Plantas de cobertura permitem reduzir uso de ureia sem perda de produtividade
Uma pesquisa realizada em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, tem investigado a possibilidade de reduzir o uso de fertilizantes nitrogenados em plantações de milho. Para isso, utiliza-se o cultivo de alguns tipos de plantas de cobertura de solo de inverno na entressafra. Entre as espécies testadas estão ervilhaca, tremoço e nabo. Em alguns casos, a equivalência em ureia para o nitrogênio ciclado no solo pelas plantas chega a até 175 quilos por hectare. Na prática, o produtor nessas circunstâncias poderia economizar em torno de 40% na dose de ureia aplicada como fertilizante sem perder produtividade.
Confira o texto completo aqui.
Falhas na plantadeira reduzem o potencial produtivo, principalmente do milho
A população e a emergência, são colocados como itens que afetam ainda mais a produção de grãos, se comparados com os itens: espaçamento e singulação. Para se evitar danos à lavoura, a dica do agrônomo Leonardo Gustavo Fin Zemolin, é cuidar da transmissão. E de acordo com ele a plantadeira precisa ser capaz de distribuir as sementes de forma contínua, para que possam emergir ao mesmo tempo. “Uma planta que emergir três dias depois do esperado, pode perder 30% do seu potencial produtivo, alerta”.
Confira aqui.
Rizobacter anuncia novo Inoculante com capacidade de aumentar a disponibilidade de fósforo para as plantas
A Rizobacter, multinacional líder em microbiologia agrícola, lança o Rizofos Pré-inoculação, um bioinsumo inoculante utilizado no tratamento de sementes para o seguimento nutricional do fósforo. O produto foi avaliado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola da Argentina (INTA), que concluiu que sementes de soja tratadas pelo Rizofos Pré-Inoculação obtiveram um aumento entre 8 e 10% nos rendimentos ao longo de 10 anos. No Brasil, além do incremento de produtividade que também chega a níveis de 10%, é mais uma ferramenta para potencializar o uso de fertilizantes fosfatados.
Confira o texto na íntegra aqui.
Aumento de mais de 350% no preço dos fertilizantes pode gerar desabastecimento, alerta Aprosoja-MT
O preço dos principais fertilizantes teve um reajuste de mais de 350%, saindo de uma média de 350 dólares por tonelada, na safra passada, para 1,3 mil dólares por toneladas na safra deste ano, um percentual de reajuste que, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), pode gerar desabastecimento de alimentos no mercado mundial.
Confira aqui.
Controle de plantas daninhas em trigo: Conheça os principais herbicidas seletivos e quando realizar o controle
Visando reduzir as perdas de produtividade em função da matocompetição, deve-se realizar um adequado manejo e controle de plantas daninhas no trigo. Conforme destacado por Vargas & Bianchi (2011), de maneira geral, o ideal é que a cultura permaneça livre de competição no primeiro terço do seu desenvolvimento, a exemplo, o período crítico de uma cultivar com ciclo de 140 dias termina aos 47 dias após emergência (DAE).
Confira o texto completo aqui.