InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

Plantas de cobertura permitem reduzir uso de ureia sem perda de produtividade

Uma pesquisa realizada em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, tem investigado a possibilidade de reduzir o uso de fertilizantes nitrogenados em plantações de milho. Para isso, utiliza-se o cultivo de alguns tipos de plantas de cobertura de solo de inverno na entressafra. Entre as espécies testadas estão ervilhaca, tremoço e nabo. Em alguns casos, a equivalência em ureia para o nitrogênio ciclado no solo pelas plantas chega a até 175 quilos por hectare. Na prática, o produtor nessas circunstâncias poderia economizar em torno de 40% na dose de ureia aplicada como fertilizante sem perder produtividade.

Confira o texto completo aqui.



Falhas na plantadeira reduzem o potencial produtivo, principalmente do milho

A população e a emergência, são colocados como itens que afetam ainda mais a produção de grãos, se comparados com os itens: espaçamento e singulação. Para se evitar danos à lavoura, a dica do agrônomo Leonardo Gustavo Fin Zemolin, é cuidar da transmissão. E de acordo com ele a plantadeira precisa ser capaz de distribuir as sementes de forma contínua, para que possam emergir ao mesmo tempo. “Uma planta que emergir três dias depois do esperado, pode perder 30% do seu potencial produtivo, alerta”.

Confira aqui.


Rizobacter anuncia novo Inoculante com capacidade de aumentar a disponibilidade de fósforo para as plantas

A Rizobacter, multinacional líder em microbiologia agrícola, lança o Rizofos Pré-inoculação, um bioinsumo inoculante utilizado no tratamento de sementes para o seguimento nutricional do fósforo. O produto foi avaliado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola da Argentina (INTA), que concluiu que sementes de soja tratadas pelo Rizofos Pré-Inoculação obtiveram um aumento entre 8 e 10% nos rendimentos ao longo de 10 anos. No Brasil, além do incremento de produtividade que também chega a níveis de 10%, é mais uma ferramenta para potencializar o uso de fertilizantes fosfatados.

Confira o texto na íntegra aqui.


Aumento de mais de 350% no preço dos fertilizantes pode gerar desabastecimento, alerta Aprosoja-MT

O preço dos principais fertilizantes teve um reajuste de mais de 350%, saindo de uma média de 350 dólares por tonelada, na safra passada, para 1,3 mil dólares por toneladas na safra deste ano, um percentual de reajuste que, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), pode gerar desabastecimento de alimentos no mercado mundial.

Confira aqui.


Controle de plantas daninhas em trigo: Conheça os principais herbicidas seletivos e quando realizar o controle

Visando reduzir as perdas de produtividade em função da matocompetição, deve-se realizar um adequado manejo e controle de plantas daninhas no trigo. Conforme destacado por Vargas & Bianchi (2011), de maneira geral, o ideal é que a cultura permaneça livre de competição no primeiro terço do seu desenvolvimento, a exemplo, o período crítico de uma cultivar com ciclo de 140 dias termina aos 47 dias após emergência (DAE).

Confira o texto completo aqui.


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares