Marcos Troyjo: “Economia global está mudando a favor dos grandes países emergentes”
Pulverização com drones faz do céu a próxima fronteira agrícola para o agro
Pouco mais de uma década atrás, em amplas áreas de lavoura espalhadas pelo Brasil, o piloto de avião Eduardo Goerl rasgava os céus com aeronaves de pulverização agrícola. Ganhava a vida em uma atividade de alto risco, mas com demanda garantida. Até que um dia a aeronave com a qual pulverizava plantações a apenas três metros do chão, perto dos 200 km/h, caiu. Goerl sobreviveu ao acidente e resolveu não se arriscar mais na atividade. Migrou para a aviação civil. Dedicou 10 anos à carreira. Porém, na primeira vez em que pilotou um drone, passou a ter uma pulga atrás da orelha.
Confira aqui.
Operação no Paraná apreende 183 toneladas de fertilizantes ilegais
Na última terça-feira (19), foi deflagrada uma operação de combate à produção e comercialização ilegais de fertilizantes em Colombo, na região metropolitana de Curitiba/PR. Após recebimento de denúncia anônima, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Polícia Civil do Paraná realizaram diligências preliminares que resultaram na deflagração da operação, que descobriu um estabelecimento onde eram produzidos e comercializados fertilizantes sem o devido registro no Mapa. No local, foram apreendidos 183 toneladas de fertilizantes ilegais.
Confira a notícia completa aqui.
Duração do período entre espigueta terminal e antese pode influenciar a produtividade do trigo?
Visando maximizar a produtividade do trigo, algumas estratégias de manejo podem contribuir para o aumento do rendimento da cultura, trabalhando apenas com respostas fisiológicas da planta ao posicionamento da cultivar. Embora pouco se tenha discutido sobre a influência da duração do período entre a espigueta terminal (ET) a antese (AN), conforme destacado por Rodrigues; Teixeira; Costenaro et al. (2011), sob condições adequadas ao desenvolvimento vegetal, a duração desse período pode exercer influência sobre componentes de produtividade e produtividade do trigo.
Confira o texto completo aqui.
Estudo conduzido por pesquisadores chineses identifica gene capaz proporcionar aumento de produtividade superior a 60% no arroz e 20% no trigo
Wei et al. (2022) avaliando um regulador transcripcional, observaram que o gene (OsDREB1C) pode modular tanto a fotossíntese quanto a utilização do nitrogênio por plantas de arroz e trigo, contribuindo inclusive para o aumento da produtividade dessas culturas. Através da seleção do gene (OsDREB1C) expresso pela planta sob condições de baixa disponibilidade de nutrientes e alta quantidade de luz, os autores produziram plantas melhoradas geneticamente contendo o gene selecionado (OsDREB1C), ativo constantemente, o que aumentou a eficiência fotossintética da planta e a eficiência do uso do nitrogênio, resultando em incrementos de produtividade variando de 41,3 a 68% em arroz e 17,2 a 22,6% em trigo, quando comparados a plantas normais.
Confira o texto completo aqui.