Adubação com Boro no sulco aumenta a produtividade da soja?
Embora muito se relacione a nutrição da soja aos macronutrientes essenciais (N-P-K), tanto a deficiência nutricional causada por macro, quando por micronutrientes pode limitar a produtividade da soja. Ao longo do desenvolvimento da soja, diferentes exigências nutricionais são observadas durante os períodos vegetativo e reprodutivo da cultura, sendo que, alguns nutrientes são requeridos em maiores quantidades em determinado período.
Veja o texto completo aqui.
Corteva Agriscience lança Utrisha™ N, solução biológica fixadora de nitrogênio inédita no mercado brasileiro
“As soluções biológicas respondem aos desafios observados na agricultura de maneira inovadora e ao mesmo tempo simples, como alternativas que podem ser utilizadas dentro do sistema de cultivo já existente”, destaca Cristiane Delic, Líder do Portfólio de Biológicos da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai. A executiva ressalta que o principal diferencial de Utrisha™ N é a presença ativa da bactéria durante todo o ciclo da cultura. “No interior das folhas, a bactéria de Utrisha™ N permite fixar o nitrogênio atmosférico de forma natural, eficiente e controlada, funcionando como uma ferramenta complementar à adubação com nitrogênio”.
Veja aqui.
Brasil será o primeiro país do mundo a conhecer semeadora autônoma
A apresentação acontece depois que ela passou todo o segundo semestre de 2022, trabalhando a semeadura de soja nesta região do Brasil. “A HORSCH RO G 500 é uma semeadora autopropelida com a capacidade de percorrer autonomamente as linhas previamente planejadas no computador. A máquina agora permite à HORSCH dar passos significativos em direção à plena automação e autonomia no campo”, afirma o CEO da empresa no Brasil, Rodrigo Duck.
Confira aqui.
Controle biológico de nematoides: Uma estratégia promissora

Os nematoides são considerados uma das principais e mais preocupantes pragas que acometem a soja, causando danos que vão desde a redução do porte das plantas, até a redução da produtividade da cultura. Dentre as principais espécies infestantes na cultura da soja, destacam-se o nematoide de cisto da soja (Heterodera glycines), o nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis) e o nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) (Dias et al., 2010).
Confira o texto aqui.
Qual ponto de equilíbrio para a soja safra 23/24 no MT?
Em maio, o esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu volume recorde, processando 1,04 milhão de t, alta de 4,97% em relação ao mês passado. Esse cenário é pautado pela melhora na margem bruta das indústrias, que aumentou 3,54% no comparativo mensal, ficando projetada em R$ 635,69/t na média de MT. Além disso, a demanda externa está aquecida neste momento, principalmente para o farelo de soja, que tem apresentado níveis recordes nas exportações. Desse modo, espera-se que o ritmo do processamento das indústrias em MT continue aquecido até o final do ano, devido à “lacuna” deixada pela menor oferta da Argentina, cenário já observado no escoamento dos subprodutos, em que o estado tem abastecido países que não compravam há algum tempo ou não tinha relações comerciais, como: Cuba, Egito, Gana e Costa do Marfim.
Veja aqui.