CTC do solo, o que é e qual sua importância?
Uma dessas características, está relacionada a presença de cargas elétricas nos colóides do solo que possibilitam a troca de cátions, também conhecida como CTC (capacidade de troca de cátions). A capacidade de troca de cátions (CTC) corresponde à soma das cargas negativas nas partículas microscópicas do solo (fração argila, e matéria orgânica) retendo os cátions, tais como cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+), potássio (K+), sódio (Na+), alumínio (Al3+) e hidrogênio (H+). A importância da CTC refere- se não só a retenção de cátions, mas também da água, além de ter direta relação com a estruturação e consistência do solo (Souza; Lima; Teixeira., 2009).
Veja mais aqui.
Três dicas para você não errar na hora de tratar as sementes
Dessecação em pré-colheita da cultura do trigo

O trigo (Triticum aestivum) destaca-se como uma das principais culturas de inverno da Região Sul do País. Em alguns casos, é possível que ocorra uma sobreposição no tempo de cultivo entre as culturas de inverno e as culturas de verão, uma vez que o final do ciclo das culturas de inverno e o início do ciclo das culturas de verão se sobrepõem no mesmo período do ano.
Nesse sentido, a prática da dessecação do trigo é amplamente adotada por muitos produtores na Região Sul, para antecipar a colheita. Com a semeadura da soja em sucessão ao trigo cada vez mais cedo, a prática da dessecação pode antecipar a colheita do trigo em até seis dias devido ao efeito do herbicida, que efetivamente encerra o ciclo da planta após esta ter alcançado o estágio de maturação fisiológica das sementes (Embrapa Trigo, 2020).
Confira tudo aqui.
Praga do sistema hidráulico impacta produtividade
Você sabia que a contaminação, encontrada no sistema hidráulico de vários maquinários agrícolas, é uma praga que afeta diretamente a produtividade de diversos cultivos? Pois é, por falta de limpeza adequada da mangueira hidráulica, essa praga pode causar uma parada não programada de pulverizadores, colheitadeiras, tratores e plantadeiras. O resultado: produtores rurais podem ter alto custo de manutenção, com a parada das máquinas.
Nitrogênio: importância, manejo e sintomas de deficiência
O Nitrogênio desempenha papel fundamental na planta, sendo diretamente ligado a composição de aminoácidos e proteínas, constituinte de macromoléculas e enzimas. Segundo FAQUIN (2005), o nitrogênio é um dos nutrientes exigidos em maior quantidade pelas plantas, constituindo de 2 a 5% da matéria seca da planta.
O nitrogênio pode ser absorvido por diferentes formas na planta, sendo que sua absorção pode ser oriunda da atmosfera, ou solo nas formas N2, NH4+ e NO3–. A principal forma de absorção na maioria das culturas é NO3– por conta do processo de nitrificação que ocorre no solo. Para as culturas com capacidade de realizar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) como a soja por exemplo, a maior absorção do elemento se dá na forma de N2.
Confira o texto completo aqui.