Bradyrhizobium e Azospirillum em soja

O nitrogênio (N) desempenha um papel essencial na nutrição da soja, destacando-se como o nutriente requerido em maior quantidade pela cultura. A fixação biológica do nitrogênio (FBN) é a principal fonte de suprimento do nitrogênio para a cultura da soja. Nesse contexto, bactérias pertencentes ao gênero Bradyrhizobium, desempenham um papel muito importante, pois ao estabelecerem a simbiose com as raízes da soja por meio dos pelos radiculares, formam os nódulos responsáveis pela FBN e, dependendo da eficiência, podem fornecer todo o nitrogênio que a soja necessita durante seu ciclo de desenvolvimento (Embrapa Soja, 2008). O nitrogênio é o elemento mais demandado pela cultura da soja, para cada tonelada de soja produzida, são necessários cerca de 80 Kg de nitrogênio, dos quais aproximadamente, 50 Kg são exportados nos grãos (Gitti et al., 2019).

Confira aqui.



Vigor de sementes e produtividade da soja: o TS em sementes de baixo vigor “resolve o problema”?

Sementes de alto vigor são importantes para proporcionar a germinação e emergência das plântulas de forma rápida e uniforme, resultando na produção de plantas com alto desempenho e com maior potencial produtivo. As sementes com maior vigor promovem maior taxa de crescimento, melhor estrutura de produção, sistema radicular mais profundo, produzindo maior número de vagens e sementes, o que consequentemente, contribui para obtenção de maiores produtividades (França-Neto et al., 2016).

Veja o material completo aqui.


Cigarrinha-do-milho e enfezamentos

A incidência de enfezamentos na cultura do milho (Zea mays), provocada pela transmissão da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), representa uma preocupação devido aos prejuízos que acarretam à cultura. Essas doenças, conhecidas como enfezamentos, são ocasionadas por microrganismos do tipo moliculites, sendo o espiroplasma (Spiroplasma kunkelii) responsável pelo enfezamento-pálido, enquanto o enfezamento-vermelho é ocasionado pelo fitoplasma (Maize bushy stun). Os molicutes invadem sistemicamente e proliferam nos tecidos do floema da planta de milho e são transmitidos de plantas doentes para plantas sadias, através da cigarrinha Dalbulus maidis. (Embrapa).

Veja tudo aqui.


Soja fecha em baixa em Chicago, seguindo sinalização do petróleo e maior competitividade sul-americana

As importações de soja do Brasil pela China subiram forte em setembro ante o mesmo mês do ano anterior, reflexo da enorme safra do produtor sul-americano. A China, maior compradora mundial de soja, trouxe 6,88 milhões de toneladas da oleaginosa do Brasil em setembro, avanço de 23% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo a Administração Geral da Alfândega.

Confira tudo aqui.


Como a plantabilidade influencia a produtividade da Soja?

De acordo com Martin et al. (2022), para alcançar o estande de plantas desejado, é fundamental a regulação precisa do fluxo de sementes na semeadora, além da correção da densidade por meio da seleção de um lote de sementes de alta qualidade. No entanto, em muitos casos, o estande desejado não é alcançado devido a outros fatores que interferem nesse processo. Esses fatores podem atrasar ou impedir a correta emergência das plântulas na lavoura, afetando a uniformidade e a densidade de plantas. Nesse sentido, o conceito de “plantabilidade” está diretamente relacionado à qualidade da distribuição vertical das sementes no sulco de semeadura e à distribuição horizontal entre as sementes nas fileiras de plantio. A uniformidade na distribuição de plantas se reflete em um bom estabelecimento da lavoura, com uma competição intraespecífica reduzida, garantindo que cada planta tenha um ambiente propício para seu desenvolvimento.

Veja mais aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.