Com o avanço da semeadura das culturas de verão e estabelecimento inicial das lavouras, observar as projeções climáticas é determinante para planejar práticas de manejo. Conforme atualizações do ClimaCast – RTC, Com exceção dos extremo Oeste do RS, até então, as condições hídricas são favoráveis na maioria das  regiões do Rio Grande do Sul.

Com relação a ocorrência dos fenômenos ENSO, conforme atualizações climáticas, ainda que exista uma expectativa da ocorrência do La Niña, os modelos climatológicos indicam uma probabilidade cada vez menor da ocorrência do La Niña na presente safra. As projeções do IRI, indicam que, para os trimestres Novembro/Dezembro/Janeiro e Dezembro/Janeiro/Fevereiro há pouca variação da probabilidade de ocorrência entre La Niña e neutralidade.

A partir do trimestre Janeiro/Fevereiro/Março, a probabilidade da ocorrência de neutralidade é superior a probabilidade da ocorrência do La Niña (figura 1).

Figura 1. Probabilidade de ocorrência dos fenômenos ENSO – Novembro de 2024.
Fonte: IRI (2024)

Com relação as previsões de chuvas para o RS, a maioria dos modelos de projeção climática da anomalia das chuvas indicam que, para o mês de Dezembro, há um cenário de predominância de anomalias negativas (chuvas abaixo da média) na maioria das regiões do RS.



Figura 2. Previsão de anomalias de precipitação (mm) para Dezembro de 2024.
Fonte: INMET (2024)

Confira abaixo as atualizações climáticas trazidas pelo ClimaCast-RTS.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa-RTC clicando aqui!


Referências:

IRI. PREVISÃO ENSO. Columbia Climate Schol International Research Institute For Climate and Society, 2024. Disponível em: < https://iri.columbia.edu/our-expertise/climate/forecasts/enso/current/?enso_tab=enso-iri_plume >, acesso em: 02/12/2024.

INMET. INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Ministério da Agricultura e Pecuária, 2024. Disponível em: < https://portal.inmet.gov.br/ >, acesso em: 02/12/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.