Você sabia que a limpeza do tanque de pulverização é essencial para realizar uma boa aplicação? Alguns produtos que utilizamos são de difícil remoção e por isso necessitam de maior atenção durante a limpeza do tanque. Já outros produtos podem causar grandes prejuízos se estiverem até mesmo em pequenas quantidades no interior do tanque.

Fonte: Invictus.

Os resíduos dos produtos utilizados podem aderir à parede do tanque, assim como nas pontas, filtros, mangueiras e demais partes do pulverizador.  Estes resíduos, que às vezes passam despercebidos, podem danificar o implemento, aumentar a pressão no circuito hidráulica, o que consequentemente pode levar a vazamentos e desgastes.

Fonte: Inquima.

Dica 1: faça a manutenção e limpeza dos equipamentos ao final de cada dia de trabalho.

Desgaste da Ponta de Pulverização. Fonte: Teejet.

Dica 2: sempre use equipamentos de proteção individual (EPIs).

Fonte: Agrotekne.

Fonte: Canal Rural.

Dica 3: durante a limpeza do tanque você pode adicionar detergentes, como por exemplo aqueles com propriedades desengraxante. Estes produtos possuem ação rápida e eficaz. São capazes de eliminar gases tóxicos e resíduos de produtos.

Fonte: Spray.

Você também pode utilizar produtos à base de surfactante ou amoníaco, que possuem propriedades específicas como desincrustantes, desengordurante e/ou desgaseificante.

Dica 4: o processo de lavagem deve ser feito ao menos 3 vezes.

Bicos precisam ser limpos com ferramentas macias. Fonte: Spray.

Dica 5: não deixe restos de calda no tanque de um dia para o outro.

A calda pode danificar o pulverizados devido ao efeito corrosivo, além de poder entupir a bomba, mangueiras e pontas.

Produtos com formulação WP (pó molhável) ou WG (granulado dispersível) podem entupir as pontas, além de causarem problemas na bomba, caso forem deixados de um dia para o outro dentro do tanque de pulverização.



Conclusão

No texto de hoje vimos algumas dicas para realizar a limpeza dos tanques de pulverização. Também vimos a importância do procedimento de limpeza, e quais produtos podem ser utilizados neste momento. A limpeza de tanques é importante para não deixar resíduos de produtos no tanque, o que além de poder causar entupimentos, pode causar danos em culturas nos quais os produtos não são registrados ou seletivos.

Gostou das dicas? Tem mais dicas sobre limpeza de tanques de pulverização? Adoraria ver o seu comentário abaixo!

Sobre a Autora: Ana Ligia Giraldeli é Engenheira Agrônoma formada na UFSCar. Mestra em Agricultura e Ambiente (UFSCar) e Doutora em Fitotecnia (USP/ESALQ). Atualmente está cursando MBA em Agronegócios.

 

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.