Estudo desenvolvimento pela Aberje aponta que 95% das empresas consultadas destacaram que ESG é uma prioridade, sinalizando que as empresas estão atentas às questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
No entanto, apenas 33% das companhias, segundo levantamento da HRTech Mereo e da Kyvo, conseguem de fato focar nas três letras do ESG, já que a maioria (97%) opta por concentrar os esforços na questão social.
Para ajudar você na tarefa de implementar ESG de forma eficaz em uma indústria, Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil, empresa comprometida com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, compartilha a seguir algumas dicas:
1) Defina claramente as metas
Em um primeiro momento, é preciso definir claramente as metas de ESG que serão atingidas e também um cronograma de atividades. Opte por definições condizentes com a realidade da sua indústria e estabeleça metas de curto, médio e longo prazo.
Não esqueça de sinalizar no cronograma quais os resultados esperados com as definições. Esse ponto ajudará você a fazer as correções necessárias, em uma proporção realista.
2) Estabeleça um comitê
Mapeie as pessoas interessadas e comprometidas com as práticas de ESG e convide-as para participar de um comitê. Essa prática irá conferir ainda mais credibilidade às iniciativas ambientais, sociais e de governança a serem desenvolvidas pela empresa.
Não esqueça de deixar tudo documentado para posterior consulta. Registre as reuniões e crie protocolos e manuais de implementação.
3) Adote tecnologias sustentáveis
Na hora de contratar uma tecnologia, verifique se ela atende aos mais rigorosos protocolos de ESG, ajudando a sua indústria a atingir as metas sustentáveis, sociais e de governança. Nesse sentido, uma alternativa extremamente eficaz é o UC System, tecnologia exclusiva desenvolvida pela Ultra Clean Brasil. Com resultados comprovados em diversas indústrias, como química, farmacêutica, alimentícia, bebida e cosmético, o UC System é totalmente sustentável e realiza a limpeza a seco das mangueiras e tubulações utilizadas durante o processo de produção de produtos líquidos e pastosos.
Essa tecnologia oferece diversos benefícios para as indústrias, tais como redução na compra de matéria-prima, redução de energia, aumento de estoque, redução na parada da linha em 50%, redução da emissão de C02 e redução do consumo de água. Com o UC System, as indústrias otimizam a produção, utilizando 100% da matéria-prima comprada e economizando recursos. Além disso, diminuem o despejo na estação de tratamento de efluentes, reduzindo consideravelmente a emissão de CO2.
4) Crie ações de engajamento
É importante você engajar o público interno e externo nas ações ambientais, sociais e de governança. O engajamento é fundamental para o bom andamento das inciativas e para que os resultados sejam promissores.
Faça uma apresentação das metas para todos os possíveis interessados, com a participação do comitê e de profissionais de vários departamentos. Demonstre a importância das ações ESG para a empresa e para cada um dos participantes.
5) Divulgue com transparência
Não esqueça de divulgar todas as fases de implementação de um projeto de ESG, destacando, por exemplo, os benefícios de uma tecnologia. Mostre, em diversos canais, o que está sendo feito na prática, por meio de divulgação de vídeos ou de conteúdo em outro formato. Apresente os resultados e as evidências de suas ações de ESG. Isso irá agregar muito valor a sua empresa e irá valorizar a marca.
Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil

Fonte: Assessoria de Imprensa Ultra Clean Brasil



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.