A Embrapa Clima Temperado inicia neste mês a realização de uma série de webinars para Sistemas de Produção em Terras Baixas. Serão realizados   encontros virtuais sobre as diferentes fases das culturas do arroz irrigado, da soja, bem como de integração lavoura-pecuária, destacando os temas prioritários para cada uma dessas fases. Essas são as culturas de grãos com maior atenção neste período agrícola. O primeiro webinar está marcado para acontecer dia 8 de setembro com enfoque à cultura do arroz irrigado; e a segunda, dia 18 de setembro, sobre a cultura da soja. As duas agendas acontecem às 18h, pelo canal do Youtube da Embrapa (www.youtube.com/Embrapa). A cada avanço do cultivo serão preparadas novas dicas para os produtores.

Ideia dos seminários virtuais

Com essa iniciativa, apesar das condições impostas pela Pandemia, a Unidade da Embrapa situada em Pelotas, mobilizou seus pesquisadores para auxiliar os produtores rurais voltados aos sistemas de produção em terras baixas, especialmente em grãos, prestando orientações e dicas online, chamando a atenção para alguns detalhes nesta época de implantação das lavouras. Além dos produtores rurais, a atividade será direcionada à agentes de assistência técnica, e ao grande público interessado no assunto.

“Cada tema terá em torno de dez minutos de apresentação, tornando o evento dinâmico. Serão apresentados os temas mais importantes para cada cultura, durante a fase da lavoura, iniciando com arroz irrigado e depois com a soja, tendo, ao final das apresentações, um tempo para debate e questionamentos, onde o público poderá interagir. Neste momento, iremos destacar detalhes das cultivares BRS, datas preferenciais de semeadura, zoneamento agroclimático, controle de plantas daninhas, adubação química e fixação biológica do nitrogênio, manejo do solo e da água e benefícios da rotação de culturas, por exemplo”, disse o pesquisador e assessor técnico do Núcleo de Grãos, Ariano Martins de Magalhães Júnior.

Segundo o pesquisador, o seguimento dos webinars precisa atender o momento certo nas diferentes fases de desenvolvimento das culturas, então serão feitos os próximos, no período em que as lavouras já estiverem implantadas e, logo depois, na chegada da fase da colheita. “Depois de implantada a lavoura, nossa proposta é realizar uma conversa com assuntos referentes ao manejo, tais como adubação de cobertura, controle de plantas daninhas, insetos, doenças, etc. E no final da fase de desenvolvimento das culturas, voltamos a realizar novo seminário com dicas importantes na hora de colher o produto e da integração destas lavouras com a pecuária em terras baixas”, explicou.

Todas os webinars terão moderadores, com apresentação de temas feitos pelos pesquisadores da área de grãos, com a interação dos participantes através do chat, espaço de bate-papo, onde poderão ser feitas sugestões, questionamentos e contribuições online em tempo real. Após o término do evento, este ficará disponível no canal de forma gravada, sendo possível ser consultado ou exibido para qualquer interessado em outro momento.

Fonte: Embrapa

Texto originalmente publicado em:
Embrapa Clima Temperado
Autor: Cristiane Betemps - Embrapa Clima Temperado

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.