Uma nutrição adequada é essencial para a obtenção de altas produtividades. Embora em muitas situações o Enxofre (S) não seja foco do manejo nutricional do trigo, esse macronutriente exerce um importante papel no metabolismo vegetal, e sua deficiente pode limitar a produtividade da cultura.
Estima-se que em média, sejam necessários cerca de 3,5 Kg de S por tonelada de grãos de trigo produzidos (tabela 1). Nesse contexto, a deficiência de S pode limitar a produtividade do trigo, mesmo os demais nutrientes estando disponíveis em grandes concentrações no solo.
Tabela 1. Valores de extração e exportação de nutrientes pela cultura do trigo, obtidos por diferentes autores.

Visando corrigir os teores de Enxofre no solo, uma das principais e mais econômicas formas para isso é a adubação com gesso agrícola. O gesso (CaSO4 .2H2O) é fonte de enxofre e cálcio para as plantas. Na forma comercial, contém 13% de S e 16% de Ca. No entanto, visando realizar uma adubação adequada com gesso, a fim de corrigir os teores de S no solo, alguns cuidados necessitam ser adotados.
Primeiramente, deve-se realizar a análise da fertilidade do solo. No caso de comprovação de deficiência de Enxofre por meio de análise do solo (< 5 mg S/dm3), indica-se a aplicação de cerca de 20 kg/ha a 30 kg/ha de S. Solos arenosos e com baixo nível de matéria orgânica apresentam maior probabilidade de ocorrência de deficiência de Enxofre (Almeida, 2024).
Vale destacar que estudos científicos corroboram a baixa influência da gessagem sobre o aumento da produtividade do trigo. Não há relação linear positiva comprovada entre as doses de gesso e o rendimento da cultura, evidenciando que o incremento das aplicações não resulta, necessariamente, em maiores produtividades, especialmente em solos sem limitações químicas (Rampim et al., 2011; Schimidt Filho et al, 2016; Fogaça et al., 2019; Bartzen et al., 2020).
No entanto, a deficiência de Enxofre pode limitar substancialmente a produtividade do trigo, e o gesso agrícola é o principal insumo utilizado para elevar os teores de Enxofre no solo. Vales destacar que além do gesso agrícola, o superfosfato simples apresenta 8% de S e pode ser utilizado como fonte do nutriente.
Referências:
ALMEIDA, J. L. INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA TRIGO E TRITICALE: SAFRAS 2024 & 2025. Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, 2024. Disponível em: < https://static.conferenceplay.com.br/conteudo/arquivo/infotecnitrigotriticalesafras20242025livrodigitalfinal-1721832775.pdf >, acesso em: 12/05/2026.
BARTZEN, B. T. et al. RESPOSTA DO TRIGO E SOJA APÓS A APLICAÇÃO DE DOSES DE GESSO AGRÍCOLA. Acta Iguazu, 2020. Disponível em: < https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/24834/16462 >, acesso em: 12/05/2026.
FOGAÇA, S. Z. et al. CULTIVO DE TRIGO SUBMETIDO À DOSES DE GESSO EM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO TÍPICO. Vi Reunião Paranaense de Ciência do Solo-RPCS, 2019. Disponível em: < https://www.rpcs2019.com.br/trabalhos_aprovados/arquivos/04212019_100457_5cbc71bd6c13e.pdf >, acesso em: 12/05/2026.
NUTRIÇÃO DE SAFRAS. TABELA DE EXTRAÇÃO E EXPORTAÇÃO DOS NUTRIENTES NA CULTURA DO TRIGO. Nutrição de Safras, 2019. Disponível em: < https://nutricaodesafras.com.br/tabela-de-extracao-e-exportacao-dos-nutrientes-na-cultura-do-trigo >, acesso em: 12/05/2026.
RAMPIM, L. ATRIBUTOS QUÍMICOS DE SOLO E RESPOSTA DO TRIGO E DA SOJA AO GESSO EM SISTEMA SEMEADURA DIRETA. R. Bras. Ci. Solo, 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbcs/a/99mzVzxQLFDLd5cMGC9V5Mb/?format=pdf&lang=pt >, acesso em: 12/05/2026.
SCHIMIDT FILHO, E. et al. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES DOSES DE GESSO AGRÍCOLA SOBRE A PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO TRIGO (Triticum sativum L.). Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 2016. Disponível em: < https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UVRV-2_39761b31458321e43a55f113e179a7f5 >, acesso em: 12/05/2026.





