Estamos na semana de um dos principais eventos da agricultura gaúcha: a Expodireto Cotrijal 2022 (de 07 a 11/03) e a atuação da Emater/RS-Ascar na Feira sempre se destaca pela organização, espaço e apresentação de parcelas temáticas, bem como pela cobertura e divulgação e pelo lançamento de dados importantes para os produtores e todo o setor primário na Casa da Família Rural da nossa Instituição.

Na terça-feira (08/03) foram realizadas duas coletivas de imprensa. Uma para lançamento da Estimativa da Safra de Grãos de Verão 2021/2022, pela manhã, e à tarde foi a vez da divulgação do resultado da pesquisa realizada com mais de cinco mil mulheres rurais do Rio Grande do Sul.

Em relação à estimativa da Safra de Verão, segundo o levantamento realizado entre os dias 16 e 28 de fevereiro, se comparada à estimativa inicial (33,6 milhões de toneladas), haverá uma perda de pelo menos 41,9% na produção média estadual dos principais grãos de verão (19,5 milhões de toneladas), sendo 52,1% de perda na soja; 55,1% no milho; 36% no feijão primeira safra; 10,7% no feijão segunda safra e 4,5% no arroz. Em relação à produção da safra passada (33,1 milhões de toneladas), a perda média estadual de todos grãos chega a 41,1%, sendo 53,3% na soja, 37,5% no milho; 27% no feijão primeira safra; 13,5% no feijão segunda safra e 13,1% no arroz. Confira as estimativas por cultura, de área e de produção por região, bem como o comparativo com a safra passada, disponíveis em https://bit.ly/3vWepnk.

À tarde, neste mesmo Dia Internacional da Mulher, foram lançados os dados da pesquisa realizada pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e coordenada pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), na qual foram entrevistadas 5.103 mulheres em 461 municípios gaúchos, que receberam os extensionistas rurais da Instituição no período de 16 de novembro de 2021 a 24 de janeiro de 2022 e responderam 250 questões relacionadas à vida da mulher e à pessoa com quem divide as atividades do cotidiano. Uma pesquisa inédita que tem como principal objetivo conhecer as mulheres rurais e proporcionar ao Estado estar ao seu lado, pensar ações e políticas públicas que atendam àssuas demandas. Certamente temos uma radiografia do perfil das nossas agricultoras. Confira as informações completas em https://bit.ly/3qh9xWD.

É o trabalho da Emater/RS-Ascar e seus extensionistas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do Rio Grande do Sul.

Após esta feira, voltaremos nossos olhares a outro grande evento voltado ao nosso público: os agricultores familiares do RS, que é a Expoagro Afubra (23 a 26/03), que acontece em Rio Pardo e que, como a Expodireto Cotrijal, ser mais um marco para a agropecuária gaúcha!

Fonte: Emater/RS – Ascar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.