O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que é proibida a plantação e manutenção de plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. O objetivo é reduzir ao máximo possível o ataque de fungos e outros insetos à plantação, principalmente do fungo causador da Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) durante a entressafra e, assim, atrasar a ocorrência da doença na safra. No estado de São Paulo, o vazio sanitário vai de 5 de junho a 15 de setembro.
Após a detecção do Phakopsora pachyrhizi no final da safra 2000/2001 e seu rápido avanço para a maioria das regiões produtoras de soja do país, o vazio sanitário foi adotado como medida fitossanitária para reduzir a sobrevivência do fungo.
Programa Nacional
Em 1º de junho de 2021 entrou em vigor o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja – Phakopsora Pachyrhizi (PNCFS), instituído pela Portaria nº 306, de 13 maio de 2021 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nela ficou estabelecido o vazio sanitário como medida para o controle do fungo causador da ferrugem asiática. Posteriormente, a Portaria nº 306 foi alterada pela Portaria nº 388, de 31 de agosto de 2021.
Fonte: Faesp