InícioDestaqueFerrugem-asiática da soja: monitoramento indica aumento dos casos

Ferrugem-asiática da soja: monitoramento indica aumento dos casos

A ferrugem-asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi é uma das principais e mais devastadoras doenças que acometem a cultura da soja, causando perdas significativas de produtividade, que podem chegar a 90% dependendo da severidade da doença e suscetibilidade da cultivar (Godoy et al., 2021), podendo inclusive inviabilizar o cultivo.

Uma das características mais preocupantes da doença, é que sob condições adequadas ao seu desenvolvimento, a ferrugem asiática pode acometer a soja em qualquer estádio do desenvolvimento da cultura, da emergência á maturação fisiológica (Henning et al., 2014).

Figura 1. Período de ocorrência das principais doenças da soja.

Levando em consideração que grande parte das lavouras de soja das principais regiões produtoras do Brasil encontram-se em período de enchimento de grãos (figura 2), o manejo e monitoramento da ferrugem-asiática ainda é necessário, especialmente em regiões onde as condições climáticas favorecem a infecção.

Figura 2. Fenologia das lavouras de soja nas principais regiões produtoras do Brasil.

Fonte: Conab (2023)


Recentemente, a atualização do Consórcio Antiferrugem demonstra um aumento do número de casos de ocorrência da ferrugem-asiática em soja. Atualmente, foram relatados 200 casos de ocorrência da doença, com predomínio nos Estados do Paraná (69 casos), Goiás (36 casos) e Mato Grosso do Sul (31 casos).

Figura 3. Mapa de dispersão dos casos de ferrugem-asiática da soja no Brasil.

Fonte: Consórcio Antiferrugem (2023)

No Rio Grande do Sul, atualmente há 7 relatos da ocorrência da doença em soja, contemplando as regiões de Arvorezinha, Casca, Coxilha, Forquetinha, Muitos Capões, Pantano Grande e Viamão (figura 4). Com isso em vista, deve-se atentar para o manejo da ferrugem-asiática, especialmente em regiões próximas ás com relato de ocorrência da doença.

Figura 4. Ocorrência dos casos de ferrugem-asiática em soja por UF.

Fonte: Consórcio Antiferrugem (2023)

Clique aqui e acompanhe as atualizações do Consórcio Antiferrugem.



Referências:

CONAB. PROGRESSO DE SAFRA: ACOMPANHAMENTO DAS LAVOURAS – 05/02  A 11/02/23. Companhia Nacional de Abastecimento, 2023. Disponível em: < https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/progresso-de-safra >, acesso em: 14/02/2023.

CONSÓRCIO ANTIFERRUGEM: PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO COMBATE À FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA, 2023. Disponível em: < http://www.consorcioantiferrugem.net/#/main >, acesso em: 14/02/2023.

GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA, Phakopsora pachyrhizi, NA SAFRA 2020/2021: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS ENSAIOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 174, 2021. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/225501/1/Circ-Tec-174.pdf >, acesso em: 14/02/2023.

HENNING, A. A. et al. MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE SOJA. Embrapa, Documentos, n. 256, 2014. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/105942/1/Doc256-OL.pdf >, acesso em: 14/02/2023.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares