A ferrugem linear em trigo é causada pelo fungo (Puccinia striiformis f. sp. tritici). Popularmente essa doença também é conhecida como ferrugem amarela ou ferrugem de estriada do trigo. Segundo Santana et al. (2012), condições de temperatura entre zero e 23°C, seno a ideal de 11°C, quando associadas a presença de água livre na folha, favorecem o desenvolvimento da doença.

Pode-se dizer que em virtude das condições necessárias para seu desenvolvimento, a ferrugem linear não esteja compreendida no grupo das doenças mais comuns da cultura no Brasil, entretanto, conforme destacado por Cheila Sbalcheiro – Analista Embrapa, a doença passou a ser observada com maior frequência na safra passada em lavouras de trigo no Brasil.

A doença pode causar redução de produtividade variando entre 50% e 100% e o principal sintoma observado é a formação de pústulas de coloração amarela na superfície na folha do trigo, orientadas no sentido das nervuras da folha.



Figura 1. Sintomas típicos da ferrugem linear em trigo.

Fonte: Embrapa (2020)

Embora a doença possa causar elevados danos na cultura do trigo, atualmente não existe produto registrado junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para controle da ferrugem linear em trigo no Brasil. O fato torna necessário maior atenção com a doença, sendo necessário intensificar o monitoramento das lavouras.

Segundo Cheila, em 2021 alguns técnicos já observaram a presença da ferrugem linear em trigo, e fatores com a fácil disseminação pelo vento, aliados ao rápido estabelecimento e evolução da doença podem contribuir para a aumento da área de infestação da doença, sendo necessário maior monitoramento das lavouras, a fim de identificar a doença ainda em início de desenvolvimento.

Confira o vídeo abaixo com as dicas da Analista da Embrapa, Cheila Sbalcheiro.


Inscreva-se agora no Canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Referências:

EMBRAPA. OCORRÊNCIA DE FERRUGEM LINEAR DO TRIGO NO RIO GRANDE DO SUL SAFRA 2020. Embrapa, Nota Técnica, 2020. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1355291/0/Nota+T%C3%A9cnica+Ferrugem+Linear+do+Trigo/f439d787-7b4d-d97e-18e1-ce2e3f7958e9 >, acesso em: 31/08/2021.

SANTANA, F. M. et al. MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE TRIGO. Embrapa, Documentos, n. 108, 2012. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/990828/manual-de-identificacao-de-doencas-de-trigo >, acesso em: 31/08/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.