O glufosinato de amônio, também conhecido como glufosinate (herbicida inibidor da enzima glutamina sintetase) é um dos poucos herbicidas registrados no Brasil, para a dessecação pré-colheita da soja. A dessecação pré-colheita é uma prática de manejo muito utilizada a fim de aumentar a uniformidade da lavoura para a colheita, controlar plantas daninhas e antecipar o momento da colheita.
Se realizada de forma adequada, a dessecação em pré-colheita da soja pode proporcionar antecipação da colheita em até quadro dias, sem prejuízos as sementes (França-Neto et al., 2016). Vale destacar que além de definir o herbicida a ser utilizado, o momento da dessecação pré-colheita é determinante para a manutenção da produtividade da cultura, evitando perdas de produtividade decorrentes da interrupção da maturação da soja.
Veja mais: Momento ideal para dessecação pré-colheita da soja
Atualmente, os herbicidas mais utilizados para esta prática são o glufosinato de amônio e o diquat. O glufosinato de amônio atua na inibição da enzima glutamina sintase, o que resulta no acúmulo de amônio no interior da planta, gerando toxidez (exceto para tecnologias tolerantes como por exemplo Enlist e Conkesta). Já o diquat apresenta como mecanismo de ação a inibição da fotossíntese no fotossistema I, pois tem a capacidade de captar os elétrons provenientes do fotossistema I e formar radicais livres, estes que sofrem uma auto-oxidação e promovem degradação rápida das membranas.
Esses herbicidas de contato são os mais utilizados para a dessecação pré-colheita pois matam a planta sem se deslocarem para o caule e raiz da mesma, desse modo não causam efeito fitotóxico, e nem afetam o vigor e germinação das sementes, além disso, apresentam registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária para emprego na dessecação pré-semeadura da soja.
Com o banimento do paraquat no Brasil (também anteriormente utilizado com essa finalidade), o glufosinato de amônio passou a ser mais utilizado pelos sojicultores na dessecação pré-colheita da soja, como uma alternativa a utilização do diquat. No entanto, embora a eficácia do glufosinato de amônio para a dessecação pré-colheita da soja seja comprovada, é frequente a dúvida quanto a eficiência das diferentes formulações desse herbicida para essa finalidade.
Objetivando avaliar produtos comerciais à base de glufosinato de amônio (400 g i.a. ha-1) na dessecação pré-colheita da soja, Albrecht et al. (2023), submeteram diferentes formulações com o mesmo princípio ativo, a uma análise criteriosa, avaliando a eficiência deles.
Conforme resultados observados pelos autores, para a desfolha aos 3 DAA (Dias Após Aplicação), não foram observadas diferenças entre as formulações de glufosinato, com todas sendo mais eficazes na desfolha em comparação com a testemunha sem aplicação. Aos 5 DAA, novamente sem diferenças entre as formulações, mas apenas Finale® e Off Road® diferiram da testemunha sem aplicação. Aos 7 DAA não foram observadas quaisquer diferenças entre as formulações testadas.
Tabela 1. Desfolha das plantas de soja aos 3, 5, 7 e 10 dias após a aplicação (DAA) de formulações de glufosinate (400 g i.a. ha-1) na dessecação pré-colheita. Palotina, PR, safra 2020-2021.
Já com relação a maturação da soja, aos 3 DAA não foram observadas quaisquer diferenças entre os tratamentos. Aos 5 DAA não foram observadas diferenças entre as formulações de glufosinate, mas apenas Gamonium® e Fascinate® BR não diferiram da testemunha sem aplicação. Enquanto aos 7 DAA não foram observadas entre as formulações de glufosinate, com todas superiores a testemunha sem aplicação (Albrecht et al., 2023).
Tabela 2. Maturação das plantas de soja aos 3, 5, 7 e 10 dias após a aplicação (DAA) de formulações de glufosinate (400 g i.a. ha-1) na dessecação pré-colheita. Palotina, PR, safra 2020-2021.
Em resumo, os resultados obtidos no estudo conduzido por Albrecht et al. (2023), indicam equivalência dos produtos à base de glufosinate na dessecação pré-colheita da soja, sem diferenças significativas entre formulações, entretanto, os autores destacam ser necessário mais estudos para que possam ser melhor caracterizadas quaisquer diferenças de desempenho entre as formulações de glufosinato de amônio.
Confira o estudo completo desenvolvido por Albrecht e colaboradores (2023) clicando aqui!
Referências:
ALBRECHT, L. P. et al. FORMULAÇÕES DE GLUFOSINATE NA DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DA SOJA. NATIVA, 2023. Disponível em: < https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/nativa/article/view/13350/13764 >, acesso em: 07/01/2024.
FRANÇA-NETO, J. B. et al. TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE SEMENTES DE SOJA DE ALTA QUALIDADE. Embrapa, Documentos, n. 380, 2016. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/151223/1/Documentos-380-OL1.pdf >, acesso em: 07/01/2025.