InícioDestaqueFungicidas multissítios possuem ação limitada?

Fungicidas multissítios possuem ação limitada?

O uso de fungicidas no manejo fitossanitário da soja é fundamental para o controle de doenças, principalmente as causadas por fungos, denominadas doenças fungicas. Dependendo da doença, estádio em que ocorre e grau da infecção, perdas de produtividade de até 90% podem ser observadas, como é o caso da ferrugem-asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi (Godoy et al., 2021).

Dependendo da doença, diferentes estratégias de manejo podem ser adotadas para reduzir o desenvolvimento do patógeno e danos à cultura. Para a ferrugem-asiática por exemplo, as principais estratégias de manejo consistem na ausência da semeadura e eliminação de plantas voluntárias de soja durante o período entressafra, a utilização de cultivares de ciclo precoce, semeaduras no início da época recomendada e a utilização de fungicidas (Embrapa).

De modo geral, pode-se dizer que o uso de fungicidas é a estratégias de manejo mais utilizada para o controle de doenças na soja. Dependendo da doença, os fungicidas devem ser utilizados de forma preventiva, como é o caso da ferrugem-asiática, conforme recomendação do Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas.

Com base no espectro de ação, os fungicidas podem ser classificados em sítio-específicos ou multissítios. Fungicidas sítio-específicos são ativos contra um único ponto da via metabólica de um patógeno ou uma única enzima ou proteína necessária para o fungo. Já Fungicidas multissítios afetam diferentes pontos metabólicos do fungo e apresentam baixo risco de resistência, tendo um papel importante no manejo antirresistência para os fungicidas sítio-específicos (Godoy et al., 2020).

Figura 1. Principais locais de ação de fungicidas na célula do fungo.

Além de contribuir para o manejo da resistência de fungos a fungicidas, os fungicidas multissítios possibilitam o aumento da eficiência de controle de doenças, quando associados a determinadas moléculas de fungicidas sítio-específicos. Quando associados a fungicidas sítio-específicos, os fungicidas multissítios contribuem para o aumento da eficiência de controle de doenças que apresentam determinado grau de resistência a esses fungicidas, bem como para a manutenção da eficiência de controle dos fungicidas.

 

Conforme destacado pelo professor e pesquisador Marcelo Madalosso, ao contrário do que se mitificou, atualmente, as novas formulações de fungicidas multissítios permitem a eles elevado sinergismo entre multissítios e sítio-específicos, ampliando o conjunto de doenças controladas e a eficiência de controle, além de contribuir para o manejo da resistência de doenças a fungicidas. Logo, produtos até então conhecidos, através de reformulações e novos ingredientes inertes, tem demonstrado significativa melhora no controle de doenças fungicas, especialmente pelo sinergismo com outras moléculas.

Confira o vídeo abaixo com as dicas do professor e pesquisador Marcelo Madalosso.


Inscreva-se agora no canal do Madalosso clicando aqui!


Referências:

EMBRAPA. FERRUGEM: MANEJO E PREVENÇÃO. Embrapa. Disponível em: < https://www.embrapa.br/soja/ferrugem#:~:text=As%20estrat%C3%A9gias%20de%20manejo%20da,escape%20da%20doen%C3%A7a%20e%20a >, acesso em: 15/08/2022.

FRAC. IMPORTANTE: NOVAS RECOMENDAÇÕES PARA O MANEJO DA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA. Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas. Disponível em: < https://www.frac-br.org/soja >, acesso em: 15/08/2022.

GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS MULTISÍTIOS NO CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA, Phakopsora pachyrhizi, NA SAFRA 2019/2020: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS EXPERIMENTOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 161, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/215604/1/CT-161-OL.pdf >, acesso em: 15/08/2022.

GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA Phakopsora pachyrhizi, NA SAFRA 2020/2021: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS ENSAIOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 174, 2021. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/225501/1/Circ-Tec-174.pdf >, acesso em: 15/08/2022.

MARQUES, L. N. FUNGICIDAS MULTISSÍTIOS SÃO ALIADOS DO PRODUTOR: SAIBA O QUE SÃO ESSES PRODUTOS, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS OPÇÕES DO MERCADO E COMO DEVEM SER USADOS. Mais Soja, 2020. Disponível em: < https://maissoja.com.br/fungicidas-multissitios-sao-aliados-do-produtor/ >, acesso em: 15/08/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares