Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, Corina, integrante do grupo Supra Pesquisa e pesquisadora da UFPR, mostra quais os mecanismos de ação dos principais herbicidas utilizados atualmente nas lavouras e destaca a diferença entre mecanismo e modo de ação.


Opções no controle de Buva e Resistência aos Herbicidas


No vídeo, que é o primeiro episódio de uma série de novos episódios que serão lançados sempre aos domingos, a pesquisadora Corina Colombari explica as diferenças entre os mecanismos de ação e o modo de ação dos herbicidas, destacando os principais sintomas dos principais mecanismos de ação.

Veja, na tabela a seguir, os mecanismos, alguns exemplos e sintomas que foram destacados pela pesquisadora.

A fonte dessas informações foi retirada do livro Biologia e manejo de plantas daninhas. Curitiba, Brasil: Omnipax, 2011.

Diferença entre mecanismo de ação e modo de ação:

Mecanismo de ação: diz respeito ao primeiro ponto do metabolismo da planta onde o herbicida vai agir, normalmente é o primeiro de uma série de eventos metabólicos que resultam na expressão final do herbicida na planta.

Modo de ação: se refere ao conjunto desses eventos metabólicos associados aos sintomas visíveis da ação do herbicida na planta.

Confira o vídeo abaixo.


Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo & Leandro Albrechtaqui.




Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.