InícioDestaqueHVO: O diesel verde que promete ser mais sustentável e menos poluente...

HVO: O diesel verde que promete ser mais sustentável e menos poluente começa a ser testado no Brasil

Em 2021, o setor de transportes foi responsável por 32,5% do consumo de energia no Brasil, tendo essa energia tem origem predominantemente do petróleo. No caso do transporte de cargas rodoviário, o biodiesel cresceu 6,5% impulsionado pelo avanço de sua contraparte fóssil e devido à entrada em vigor do B13 no primeiro trimestre. Como consequência destes movimentos, o setor de transportes do Brasil apresentou uma matriz energética composta por 23% de fontes renováveis em 2021 (BEN, 2022).

Embora o biodiesel componha parte do óleo diesel utilizado na maioria dos veículos rodoviários de transporte, em virtude da elevada quantidade requerida de combustíveis, esse setor também representam a maior parcela da emissão de gases do efeito estufa (GEE), em especial do dióxido de carbono equivalente (Mt CO2-eq), em que o setor de transportes gerou em 2021 aproximadamente 197,8 Mt CO2-eq (BEM, 2022).

Com a elevada emissão de GEE, o apelo pelo uso de combustíveis com menor emissão desses gases e de fontes renováveis vem crescendo e ganhando atenção das autoridades competentes. Um dos combustíveis em destaque é o HVO (óleo vegetal hidrotratado), combustível fundamentalmente fabricado a partir de óleos vegetais, como de soja, por exemplo, pelo processo químico de hidrotratamento, onde a matéria-prima reage com o gás hidrogênio em condições controladas de pressão e temperatura, para produzir um combustível parecido com o diesel fóssil (Oliveira, 2021).



A resolução ANP Nº 842, de 14 de maio de 2021 estabelece a especificação do diesel verde, bem como as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos agentes econômicos que o comercializem em território nacional. Nela fica estabelecido que combustíveis a base de hidrotratamento de óleo vegetal (HVO) são considerados diesel verde.

O diesel verde (HVO) se destaca principalmente por apresentar menores efeitos ambientais e maior sustentabilidade em comparação ao diesel comum, emitindo de 50% a 90% menos gases do efeito estufa, além de produzir em média 33% menos material particulado fino, 30% menos hidrocarbonetos, 24% menos monóxido de carbono e 9% menos óxidos de nitrogênio (Oliveira, 2021).

O HVO pode ser utilizado puro ou em misturas com o diesel comum, em proporções que variam de 1% a 100% sem haver necessidade de realizar alterações nos motores ciclo diesel (Reis, 2019). Entretanto, cabe destacar que em comparação ao B5 (mistura de 95% de diesel fóssil e 5% de biodiesel), o consumo de HVO puro, em volume, pode ser de 0,8% a 3,5% maior, sendo esse um desafio na utilização do produto (Souza, 2020).

No Brasil, ainda muito se discute sobre a produção do HVO, entretanto, testes já começaram a ser desenvolvidos por industrias do setor, visando a produção do HVO para uso parcial na composição do diesel, objetivando a produção de combustíveis com 95% do diesel mineral e 5% do diesel verde.

Figura 1. Processo de produção do HVO.

Fonte: Futuretransport (2020)

Veja mais: Câmara aprova proposta que estimula competitividade dos biocombustíveis


Referências:

BEM. RELATÓRIO SÍNTESE 2022: ANO BASE 2021. Ministério da Energia, 2022. Disponível em: < https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-675/topico-631/BEN_S%C3%ADntese_2022_PT.pdf >, acesso em: 05/09/2022.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. RESOLUÇÃO ANP Nº 842, DE 14 DE MAIO DE 2021. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, Publicado em: 17/05/2021, Edição: 91, Seção: 1, Página 65. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-anp-n-842-de-14-de-maio-de-2021-320059616 >, acesso em: 05/09/2022.

EPBR. PETROBRAS COMPRA ÓLEO DE SOJA REFINADO DA BUNGE, PARA PRODUÇÃO DE DIESEL VERDE. EPBR, 2022. Disponível em: < https://epbr.com.br/petrobras-compra-oleo-de-soja-refinado-da-bunge-para-producao-de-diesel-verde/ >, acesso em: 05/09/2022.

OLIVEIRA, A. Tudo o que você precisa saber sobre o diesel verde HVO. Produção de Biodisel, 2021. Disponível em: < https://www.producaodebiodiesel.com.br/combustiveis-e-o-mundo/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-diesel-verde-hvo >, acesso em: 05/09/2022.

REIS, S. ANP inicia conversas para regular HVO no mercado brasileiro. Automotive Business, 2019. Disponível em: < https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/noticias/anp-inicia-conversas-para-regular-hvo-no-mercado-brasileiro/ >, acesso em: 05/09/2022.

SOUZA, A. V. D. O que é HVO? Por que é chamado de diesel verde? Profissão Biotec, 2020. Disponível em: < https://profissaobiotec.com.br/hvo-chamado-diesel-verde/ >, acesso em: 05/09/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Estive ontem num importante instituto federal de pesquisas. É nítido o descaso que os governos tratam e trataram essa área. A mesma situação da educação. Devemos engrandecer esses profissionais pela dedicação e insistência no seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares